entradas, eu que fiz, frutos do mar, receitas

Vinagrete de polvo


Bom, esse é o tipo de prato que metade adora e metade já pensa “arrgh” quando lê o nome.
O que sugiro para a turma que não gosta é deixar o preconceito de lado, porque fica simplesmente delicioso! Mas se você não quer arriscar de jeito nenhum, troque por lula ou camarão, ok?

Conheci essa receita em Trancoso, no bar de um italiano chamado Andrea (isso mesmo, com “a” no final, é bem comum na Itália). E o cara me deu dicas importantes sobre o preparo do polvo, pra ele não ficar com aquela textura “chiclete” que incomoda tanta gente. Só que o processo é tão complicado (até colocar rolha de vinho no cozimento ele sugere!) que eu só sigo metade dele, e corto bem fininho pra não ter problemas.

Ingredientes:
– 1/2kg de polvo (limpo)
– gengibre ralado a gosto
– 3 raminhos coentro (ou salsinha)
– 4 tomates
– 1 cebola roxa
– suco de 1 limão grande
– sal a gosto
– azeite a gosto

Preparo:
Cozinhe o polvo em água e sal por 20/30 minutos, escorra e fatie bem fino. Misture com o tomate e a cebola picados e o suco de limão, como no vinagrete tradicional. Finalize com o gengibre ralado, azeite, sal e o coentro.

Essa massinha aí da foto que usamos para acompanhar foi a de pastel, assada até dourar. Mas você pode encarar com umas torradinhas também.

Essa receita me lembra praia, praia me lembra o Rio, e o Rio me lembra a Bossa, então vamos com este clássico do Tom Jobim.

www.saborsonoro.com.br