caldos, eu que fiz, inverno, receitas, vegetarianas

Caldo de lentilha, queijo minas e couve

Ando bem animado com os caldos: comida quente, leve, fácil de fazer e combina bem com as noites frias desta época do ano.
Mas sempre acho que dá pra incrementar um pouco, seja nos ingredientes ou na apresentação, então acrescentei nesse caldo de lentilha bem simples uma fatia grossa de queijo minas grelhado e um pouco de couve picado e refogado. Acho que combinou bem e até ficou bonitinho. 😉

Ingredientes (em média 4 pessoas)
– 300g de lentilha
– 1 cebola pequena
– 2 dentes de alho
– 1 colher (chá) de canela (é opcional, mas eu acho que faz toda a diferença)
– pimenta do reino moída na hora
– 1 queijo minas fresco de mais ou menos 500g (ou coalho)
– 4 folhas de couve bem picada
– sal a gosto
– azeite a gosto

Preparo:
Deixe a lentilha de molho por pelo menos 2 horas. Na panela de pressão, frite o alho e a cebola picada até dourar, acrescente a lentilha, sal e água até cobri-la. Tampe e cozinhe por uns 30 minutos em fogo médio.
Depois que a lentilha estiver cozida, use um mixer ou liquidicador para bater a mistura, passe pelo coador, acrescente a canela e a pimenta moída, corrija o sal se necessário e reserve.

Refogue a couve picada com sal, azeite e um pouco de alho, reserve.

Corte o queijo minas em fatias de mais ou menos 2cm de altura por 7cm de comprimento, grelhe rapidamente todos os lados em uma frigideira bem quente.

Monte os pratos como na foto: um pouco de caldo (se colocar muito o queijo pode “afundar”) o queijo e por cima um pouco de couve. Aí é só servir!

Pra acompanhar, vamos de Beyonce interpretando a grande Etta James no filme Cadillac Records.

www.saborsonoro.com.br