café da manhã, clássicos, doces, receitas, sobremesas

Ameixinha de queijo da Fátima

Dias atrás fomos até o rancho da nossa amiga Priscila, sentir um pouco de cheiro de mato, comer comida de verdade e mostrar alguns bichos para o Luca que ele só anda vendo no DVD da Galinha Pintadinha..rsrs

Fomos recebidos pelos pais da Pri, o Marcos e a Fátima, com café quentinho e um delicioso pão de queijo, daqueles bem amarelos que levam um caminhão de queijo, coisa rara até aqui em Minas.
Eu ainda estava mastigando essas belezinhas quando comecei a sentir o cheiro do pernil vindo da cozinha. O dia prometia!

Chega a hora do almoço e com ele a mesa cheia de comidas deliciosas: lasanha, pernil, arroz branco, salada, feijão…não sei quantas vezes repeti o prato.
E quando a gente pensa que já comeu tudo, e muito, chega a hora da sobremesa: compotas de frutas e uma ameixinha de queijo feita na hora, ainda quente.
É incrível como uma “mão boa” e os ingredientes de qualidade fazem diferença, esse é um tipo de doce que não fazia parte da minha lista de “preferidos”, mas neste dia ela entrou em um lugar de honra, depois de eu ter devorado um bom punhado delas.

A Fátima nos presenteou com essa receita, e eu divido aqui com vocês.

Ingredientes:
Ameixinha
– 1/2 kg de queijo curado
– 1 colher (sopa) de açúcar refinado
– 1 colher (sopa) de polvilho doce
– 2 ovos (caipiras de preferência)

Calda
– 1 kg de açúcar cristal
– 1/2 litro de água

Preparo:
Misture o queijo ralado bem fino, o açúcar, polvilho e os ovos. Amasse bem.
Com a mistura faça pequenas bolinhas, como nas fotos.
Prepare a calda: leve ao fogo a água e o açúcar, assim que ferver vá colocando as ameixinhas, mexa com cuidado por aproximadamente 20 minutos, até que ela inchem. Pronto, aí é só esperar esfriar um pouco e servir.

E pra acompanhar esse docinho clássico, uma bela canção da dupla caipira (e mineira) Pena Branca e Xavantinho.

www.saborsonoro.com.br