ao forno, receitas, tortas, vegetarianas

Torta de aspargos e cottage + uma novidade

Penso que todos nós temos fases em relação à comida: as vezes mais saladas, em outras mais massa ou carne, o mesmo acontece com os doces.
Eu ando na fase das tortas: doces ou salgadas, elas estão indo com frequência para o meu forno.
O bacana das tortas é que você pode usar uma receita de massa “coringa”, que combina com praticamente qualquer recheio. A que uso mais é a que fiz no post passado, um tipo de massa podre bem fácil de preparar.

Aqui aproveitei uma massa filo que estava a muito tempo no congelador, só lembrei dela porque vi essa receita no Technicolor Kitchen e quis arriscar também.
Confesso que não tenho muita intimidade com esse tipo de massa, ela é muito delicada e pede certa agilidade no preparo para que não seque e fique quebradiça, mas o resultado vale o esforço, a massa é super leve e crocante, além de deixar a torta com um belo visual. Se você não quiser arriscar, penso que funciona com a massa folhada também, se alguém aí testar me conta depois. 🙂 

Ingredientes: 
Massa
– 5 folhas de massa filo (usei da marca Arosa)
– 50 g de manteiga derretida (para pincelar a massa)

Recheio
– 400g de queijo tipo cottage
– 50g de parmesão ralado
– 3 ovos
– 1 lata de creme de leite (sem o soro)
– 1 colher (sopa) bem cheia de ervas finas desidratadas
– 10 aspargos
– sal a gosto
– 1 colher (café) rasa de noz moscada
– pimenta do reíno moída na hora

 

Preparo:
Unte com manteiga um refratário ou uma forma de fundo removível (usei uma de 25cm). Preaqueça o forno a 220º.
Corte a base mais dura dos talos e cozinhe os aspargos em uma panela com água fervente e uma pitada de sal por 5 minutos, depois coloque-os em água gelada para parar o cozimento e reserve.
Com a batedeira ou fouet bata os ovos junto com o creme de leite. Acrescente o cottage, parmesão, ervas, noz moscada, sal e pimenta. Misture bem e reserve na geladeira.
Hora da massa filo: siga as instruções do fabricante para descongelar massa, derreta a manteiga e com um pincel vá passando em cada folha e cobrindo a forma, sempre deixando sobras nas laterais.
Cubra a massa com a mistura e sobre ela coloque delicadamente os aspargos, dobre as sobras da massa para dentro da forma e leve ao forno por 30 a 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Ah! Sobre a novidade: a partir de agora, além da música, vamos harmonizar as receitas com bebidas também. Quem vai falar de cervejas é o meu amigo Rafael Aquino.
Analista de telecomunicações por profissão e mestre cervejeiro nas horas vagas por pura paixão.
Natural de Uberlândia, esposo dedicado e amigo fiel, era apontado por não ser um amigo perfeito por não ser adepto aos happy hours regrados a litros de cerveja sem muita qualidade ou sabor.
Não quis acreditar que uma bebida com tanta história e tamanha cultura mundial não podia agradar
seu paladar, decidiu então fazer a própria cerveja e mais que isso, encontrar um mundo inteiro de sabores inimagináveis e muitas possibilidades para explorar, um verdadeiro universo cervejeiro.
Não se limitou em apenas estudar sobre a cultura cervejeira, optou também por promovê-la, o que
lhe proporcionou grandes amizades ao longo de 5 anos dedicados a esta paixão.

Harmonizando Cervejas:
Por Rafael Aquino  

Queijos delicados como o cottage para harmonização por semelhança pedem uma cerveja fina, igualmente delicada, como as Hefeweizen (Weizen/Weissbier), além de cervejas do estilo Belgian Tripple, que tendem a valorizar bastante os aspargos sem sobrepor a complexidade dos sabores e texturas apreciados nesta receita.
Uma cerveja que harmoniza bem não precisa necessariamente ser cara, alguns belos exemplares como a  Franziskaner Hefe-Weissbier Hell e a Hofbräu Munich Helles, são importadas pela Ambev.
A nacional e premiadíssima Bamberg Munich Helles é um pouco mais difícil de encontrar mas recomendo, afinal, não é todo pais que conta com uma cervejaria premiada 9 vezes no exterior!

Para acompanhar, vamos de Jarle Bernhoft, esse norueguês que mais parece uma banda inteira.
Mais uma grande indicação da @GiovannaDegane

www.saborsonoro.com.br