ao forno, aves, receitas, saladas

Frango assado e uma salada diferente pra variar

Estava com desejo de comer frango assado há mais de uma semana. Tem dia melhor pra matar essa vontade que domingo?

Também estava inspirado a experimentar as favas que trouxe de Curitiba e resolvi usá-las na mesma receita, queria uma alternativa ao clássico macarrão e fugir da salada “tomate/alface”, daí nasceu essa combinação que fez muito sucesso no almoço de domingo familiar.

 O bom é que você pode preparar quase tudo no dia anterior: deixei o frango marinando e já cozinhei e temperei as favas no sábado. Assim tudo fica com um sabor muito melhor e você tem mais tempo pra curtir a família no domingo.

As favas antes de cozidas tem essa aparência, depois ficam com um tom entre o roxo e o marrom

Frango assado e salado de favas

Ingredientes
(serve 6 a 8 pessoas) 

Frango assado:
– 2kg de coxas e sobrecoxas
– 3 colheres (sopa) de shoyo
– 1 taça de vinho tinto seco
– 2 colheres de alecrim fresco ou desidratado
– 2 dentes de alho ralados ou moídos
– 2 colheres (sopa) rasas de sal
– 2 colheres de azeite 

Salada:
– 200g de favas
– 200g de ervilhas frescas congeladas
– 200g de champignons fatiados
– raspas e suco de 1 limão
– pimenta do reino moída na hora
– azeite e sal a gosto

Preparo
Frango: 
De preferência na noite anterior, misture ao frango todos os ingredientes para a marinada. Coloque em um saco plástico ou em uma vasilha com tampa e guarde na geladeira.
Na hora de assar, o meu segredo para é não ter pressa: uso o forno na menor temperatura (160ºC) e deixo assando por até 4 horas coberto com papel alumínio. Depois tiro o papel e deixo mais 30 minutos para dourar a pele. É claro que da para adiantar bem esse processo, mas com certeza não fica suculento e macio como quando é feito com calma.


Salada:
Deixe a fava de molho por algumas horas, depois cozinhe em água fervente até ficar com uma consistência de “al dente”. Não usei panela de pressão porque fiquei com medo de passar do ponto, então cozinhei em panela normal por mais ou menos 1 hora. Escorra e espere esfriar.
Agora é só misturar com as ervilhas (não cozinho, só descongelo) e com os cogumelos e temperar com o limão, sal, um fio de azeite e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Leve para geladeira até a hora de servir.

Na hora de servir é só montar como na foto. Usei tomilho para decorar, mas você pode usar outras ervas como alecrim ou manjericão.

Outra dica é que servir a salada fria, mas se preferir tudo quente é só levar a salada para uma frigideira com um fio de azeite por uns dois minutos antes de servir, ok?

E para acompanhar vamos de Caetano e Maria Gadú com O Quereres. Como gosto dessa música!

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅