acompanhamentos, alice, light, Natal Vegetariano, saladas, vegetarianas

Na cozinha da Alice #8 – Leia bem rápido: Cuscuz Cru

Já que o Marcel foi abduzido por um trenó de Papai Noel cheio de briefings e jobs, eu e uma infinidade de verduras nos apossamos do Sabor Sonoro.
Por falar em Papai Noel, a partir de hoje vou postar receitas que considero boas opções para uma ceia de natal vegetariana. A receita de hoje é um tomate recheado com cuscuz de couve flor, que pode ser servido como salada, ou como entrada.

Mês passado recebi um hóspede querido um pouco louco, um pouco vegetariano, um pouco buda, muito Raul Seixas, e andei aprendendo algumas coisas interessantes sobre o crudivorismo, que é um tipo de dieta onde prevalecem os alimentos crus, desidratados e germinados. E muitas frutas. Pencas de frutas. A razão dessa dieta, pelo que entendi, é o maior aproveitamento dos nutrientes que se perdem em altas temperaturas,  além de favorecer as enzimas presentes nos alimentos, muito necessárias para a digestão e para o bom funcionamento do organismo. Acredito também que exista uma forte relação com hábitos do homem primitivo e com a natureza.
Particularmente, não consigo ficar muito longe de uma lasanha, mas experimentei coisas muito boas cruas, como o brócolis marinado no shoyo, e esse delicioso cuscuz que vos fala hoje.

Ingredientes

– 1 prato fundo de couve-flor
– 6 tomates
– 1 cenoura
– salsinha, cebolinha, manjericão
– azeite, sal e shoyo
– 3 colheres de sopa de pinholes (ou qualquer castanha)

Preparo

Lave a couve flor e deixe secar bem. Descasque a cenoura e coloque no processador com as ervas, umas 3 colheres de sopa de shoyo, azeite e a couve-flor. Processe até ficar em pedacinhos pequenos, como a textura do cuscuz. Misture os pinholes e se necessário complete o sal. Corte a tampa dos tomates e com uma colher tire com cuidado toda a parte interna.  Recheie com o cuscuz, jogue alguns pinholes por cima e um fio de azeite. Sirva no capricho. Quem vai resistir?

 Acho que Tim Maia tem tudo a ver. Aqui é “Que Beleza” numa animação bem simpática.

www.saborsonoro.com.br