acompanhamentos, entradas, frutos do mar, grelhados, quaresma, receitas, semana santa

Lulas grelhadas com aspargos e acelga

Voltando no túnel do tempo alguns (quase 20) anos, lembro de uma das minhas primeiras experiências na cozinha, imagine a cena: um bando de amigos adolescentes em um apê no Guarujá, empanando e despejando em óleo quente um bocado de anéis de lula. Isso sim é uma Hell’s Kitchen.


Muito esforço para um resultado meia boca, a falta de qualquer competência resultou em caos total na cozinha e queimaduras de óleo pelo corpo. Tudo muito divertido para quem tem 16 anos.
Talvez por trauma, medo das queimaduras ou da bagunça, da pra contar nos dedos quantas vezes fiz frituras em casa, adoro comê-las, mas prefiro ir ao boteco mais próximo.
Continuo adorando as lulas, mariscos e outros bichos que nadam, mas uso outras formas de cozimento, como é o caso desta receita.

Aqui tudo é muito simples, rápido e você poder variar legumes e temperos de acordo com o seu gosto, o que posso dizer que essa combinação ficou muito saborosa, com um toque bem oriental.

Ingredientes
– 1 kg de anéis de lula
– Folhas de acelga (usei 5 grandes)
– 300g de aspargos (+- 10 aspargos)
– 1 colher (sopa) de curry

– sal, azeite e shoyu a gosto
– cebolinha, salsinha ou coentro pra finalizar (opcional) 

Preparo:
Corte a base mais dura dos talos e cozinhe os aspargos por 5 minutos, em água fervente e sal, depois coloque-os em água gelada para parar o cozimento e reserve.
Pique as folhas da acelga e reserve. Dica: separe os talos mais grossos das folhas para acrescentá-los à mistura em momentos diferentes.
Tempere a lula com sal, shoyu e o curry. Jogue um fio de azeite em uma frigideira e refogue os anéis de lula por 2 minutos. Acrescente os aspargos picados e os talos da acelga, misture e refogue por mais 2 minutos.
Acrescente as folhas de acelga picadas, misture e corrija o sal se necessário, desligue o fogo e pronto! Sirva como entrada ou acompanhado de arroz branco. Bom apetite!

Para acompanhar esse prato que me lembra praia, calor e piscina, vou sugerir esta moça que a Carol indicou: Lana Del Ray.

www.saborsonoro.com.br