clássicos, italiana, macarrão, pratos tradicionais, receitas, sabor animado, vegetarianas, vegetariano

Sabor Animado # 3 Massa fresca. Mamma mia ma che bontà!

Uma das melhores experiências gastronômicas que alguém pode presenciar na Itália é esse… o nascimento de um bel piatto di pasta! Acho que é herança passada por código genético, eles já nascem sabendo. Pra nós o que parece uma atividade complexa, pra eles parece simples como sentar e tomar um café, já passado. Todas as avós fazem. As mamães fazem. As donas de casa e os jovens também fazem. Então, façamos! Vamos fazer massa fresca!
Antes de tudo, acredite, você consegue!

Receita de massa fresca

Ingredientes

Massa (para 5 pessoas)

– 600g de farinha
– 4 ovos
– água
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 pitada de sal

Preparo

Coloque toda a farinha em uma superfície lisa, ou numa vasilha bem grande. Faça um buraco no centro e coloque os ingredientes. Comece a misturar tudo até que forme uma massa, se estiver muito dura, acrescente água aos poucos, até ficar bem macia e homogênea. Quanto mais sovar, melhor fica. Envolva a massa em um filme pvc e leve a geladeira por 30 min. Divida em 6 pedaços e enfarinhe uma superfície para não grudar. Estique na maquina, ou no rolo, passando na farinha de vez em quando para não grudar. Estique cada pedaço até ficar com mais ou menos 3mm de espessura e enfarinhe dos dois lados. Reserve.

Para fazer Tagliatelle ou Tagliarini

Enrole uma ou duas folhas de massa bem enfarinhadas, como um rocambole. Corte tirinhas e desenrole os fios. Deixe secar por uns 20 minutos, depois cozinhe em água fervente por 3 minutos aproximadamente. Pode ser servido da forma tradicional, com molho de tomate e manjeiricão. Ou qualquer molho como pesto, bechamel, etc.

Para  fazer Farfalla

Corte a massa em pequenos retângulos de 4x2cm. Passe uma gotinha de água no centro do retângulo e aperte. Deixe secar por uns 20 minutos, depois cozinhe em água fervente por 3 minutos aproximadamente. Pode ser servido com molhos mais secos, ou verduras, cogumelos, enfim, qualquer coisa em pedaços.

Para fazer Cappelletti

Corte quadrados de aproximadamente 4x4cm. Coloque um cubinho de provolone ao centro e molhe as laterais, dobre para formar um triângulo. Dobre a pontinha do triângulo pra trás e una as duas pontas que sobram formando um círculo. Deixe secar por uns 20 minutos, depois cozinhe em água fervente por 3 minutos aproximadamente. Aqui, servimos essas delícias passadas na manteiga com sálvia e pinolis tostados. Excelente!

Para fazer Tortelli

Corte quadrados de 5x5cm. Recheie com ricota, ou chocolate (acredite:combina, e muito, se você quiser uma sobremesa inusitada!). Molhe as beiradas e dobre formando um triângulo. Deixe secar por uns 20 minutos, depois cozinhe em água fervente por 3 minutos aproximadamente.

Para a sobremesa sirva com um fio de mel. E surpreenda-se.

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅