caldos, clássicos, frio, inverno, receitas

Minha receita de Vaca Atolada

receita caldo vaca atolada
Aqui em Uberlândia o “muito frio” costuma ser qualquer temperatura abaixo de 20 graus, e aí as casas que vendem caldos ficam lotadas de gente. O Caldo Vaca Atolada costuma ser um dos mais pedidos. A turma por aqui gosta muito!
Mas se você quiser ficar quentinho e quietinho aí na sua casa, que tal fazer o seu?
E no Sabor hoje é dia de Vaca Atolada, minha primeira opção quando vou fazer caldo pra muita gente. Já fiz essa receita para mais 90 pessoas de uma vez!
Como não resisto em dar uma mexida nos “clássicos”, troquei a tradicional costela bovina por músculo (acho que fica mais leve sem prejudicar o sabor) e também acrescentei alguns temperos e ingredientes extras. Uma leve “turbinada” que costuma agradar muito, espero que vocês gostem também.
receita caldo vaca atolada

Receita de Caldo Vaca Atolada

Ingredientes: 
Serve de 10 a 15 porções
– 800g de músculo bovino cortado em cubos
– 250g de linguiça calabresa picada em fatias
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 1kg de mandioca
– 250 ml de vinho tinto seco
– 100 ml de extrato de tomate
– 1 colher de sopa de mostarda
– uma pitada de noz moscada
– cebolinha e salsinha a gosto
– sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Cozinhe a mandioca até ficar bem macia, desmanchando. Se você quiser o caldo bem homogêneo bata com um mixer ou no liquidificador. Reserve.
Enquanto isso, em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite, quando começar a dourar acrescente os cubos de carne e a calabresa. Mexa em fogo alto até começar a secar, acrescente o extrato de tomate, mostarda, vinho, noz moscada e sal a gosto. Cubra toda a carne com água e cozinhe na pressão por 45 a 60 minutos ou até a carne começar a desfiar.
Agora é só juntar o caldo de mandioca com a carne, se ficar muito grosso acrescente água, se não deixe em fogo baixo misturando bem até chegar na consistência desejada. Finalize com salsinha, cebolinha e pimenta do reino a gosto. Pronto!
E pra esquentar essas noites frias vamos de Cold, Cold Night do White Stripes.

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅