alice, almoço, café da manhã, chocolate, comida pra filhotes, datas especiais, festas, frutas, lanches, legumes, Luca, macarrão, receitas, vegetarianas

A cozinha da Alice # 21 – Comida para filhotes

Coisa mais linda e feliz é ver criança rindo, brincando e comendo. Sábado teve um brunch para filhotes na casa do Marcel, pra comemorar antecipadamente o aniversário do Luca com a criançada da vizinhança.  Fiquei encarregada das comidinhas e de uma pequena oficina de cupcakes para os lindos pequenos.

Luca na oficina de cupcakes
Maçãzinha da vó, também tingido com beterraba

Venho pesquisando sobre esse assunto há alguns meses. Seja porque tenho bebês vegetarianos, seja porque adoro fazer “ilustrações comestíveis”, e porque amo poder fazer comidas saudáveis e coloridas. Além disso, tivemos na pele, esses dias, a experiência de ver o que um corante artificial é capaz de fazer com uma criança. Então, pensei em ingredientes que dão muita cor, e puras e cintilantes vitaminas, proteínas e alegrias!!! Nada de  artificiais (ou o mínimo possível) . Acredito que alimentação saudável também é uma questão de educação. Vale a pena incentivá-los a comer frutas e verduras, mesmo que, às vezes, tenhamos que “disfarçá-los”.


Esses pratos vêm (como sempre) de misturas de fotos, receitas e ideias que me aparecem. Testo, modifico ou invento a partir de dicas que vejo na internet.

Pão com patê de beterraba,  com ovos mexidos e com pepino
Cajuzinhos da Vó
Muffins coloridos
Torta colorida

Torta colorida
Essa receita vem sendo feita com muita frequência por aqui. É sempre um sucesso, inclusive com crianças grandes. Você pode trocar as verduras para conseguir outras cores. Se for fazer de muitas cores, precisa de paciência, mas o resultado é fantástico.

Ingredientes ( massa base)
– 2 ovos
– meia xícara de óleo
– 1 xícara de leite
– 1 xícara de farinha
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 1/2 xícara de queijo ralado
– 1 xícara de legumes ou verduras já cozidos e escorridos. Use espinafre para um verde intenso, cenoura para o laranja, beterraba para rosa intenso, tomates para vermelho claro, ervilhas frescas para verde claro,  1 colher (sopa) de cúrcuma para o amarelo.
– 300g de muçarela ou batatas fatiadas finamente
Se quiser pode acrescentar meia xícara de quinoa, linhaça ou gergelim.

Preparo
Usei uma receita para cada cor. Rendeu uma assadeira de 40×30 cm.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a muçarela ou batata. Coloque os líquidos primeiro, depois os sólidos, deixando o fermento por último. Despeje a massa em uma assadeira untada. Cada vez que for mudar de cor, lave o liquidificador para que uma cor não interfira na outra. Use a batata ou muçarela para separar as camadas. Leve ao forno a 220° por 30 a 40 min, ou até dourar nos cantos.

Essa receita também pode ser usada para fazer pequenos muffins coloridos, enfeitados com ervilhas congeladas.

Casquinha com salada de frutas e granola
Pão sírio com mini hambúrgueres e salada

Nos mini hambúrgueres, misturei cenoura ralada e assei ao forno alto, virando para dourar dos dois lados. Nada de fritura.

Suco de frutas
Vaso de brigadeiro com doce de leite, “terra” de biscoito e hortelã
Canapés de joaninhas

Canapés de joaninhas
Como fazer: Com um cortador redondo fiz uma rodela de pão de forma. Passei sobre eles uma pasta de ricota, azeite, ervas e espinafre refogado, tudo batido no processador. Por cima, coloquei a metade de um tomate cereja e cortei um pedaço de azeitona preta para fazer a cabeça. Para fazer as pintinhas, usei shoyo reduzido e engrossado com amido.

Rolinhos de salada

Rolinhos de salada
Como fazer: essa é uma variação do wrap arco-íris. Usei a mesma receita de cebola caramelizada, a mesma receita de patê de beterraba, alface e muçarela (ou presunto). Para servir, enrole em papel manteiga e amarre com barbante. Você pode substituir o pão folha por pão de forma esticado com rolo.

Fiz uma Pinhata e coloquei doces e chocolate dentro
Todo mundo (inclusive eu) mergulhados em ganaches coloridos e confeitos

Para os ganaches, derreti chocolate branco e misturei suco da beterraba para fazer o rosa, e cúrcuma para o amarelo. O branco é chantili. Os confeitos são comprados prontos, por isso foi com corante mesmo.

Pirulitos de banana

Pirulitos de banana
Como fazer: Descasque e corte as bananas nanicas em 4 partes. Finque um palito de picolé. Derreta o chocolate meio amargo em banho maria. Coloque filme pvc em uma travessa, polvilhe coco ralado. Mergulhe as bananas no chocolate e coloque-as na travessa, jogue mais coco por cima e leve à geladeira.

Aproveito a ocasião pra dar parabéns ao meu querido Luquinha que faz hoje 3 lindos anos, de muitos abençoados que vêm por aí. Luca, amo você um tantão de montão! Seja sempre, e cada vez mais feliz!
Se for de Uberlândia e tiver interesse em encomendar algumas dessas gostosuras, entre em contato pelo site.

Para acompanhar tantas delícias coloridas, uma borboletinha linda que usa ingredientes muito loucos para comidas e pessoas especiais.

www.saborsonoro.com.br