fotos, queijo fresco, queijo minas, queijo mineiro, receitas, viagens

Fazenda e Queijo Fresco

Sou um cara urbano, mas por outro lado sinto uma falta danada de ficar no meio do mato, escondido de vez em quando. Então surgiu a oportunidade de ir para a fazenda do Osvaldinho, tio da Carol, e fomos mais do que depressa para o Goiás!

E lá onde trocamos o alarme pelo despertar com os pássaros e onde o celular pega mal mas a prosa é boa, descansamos por quatro dias, vendo o tempo passar lento e o sol nascer rápido.
Assim aproveitei para fotografar, curtir a esposa e os filhos, ler, e claro, cozinhar um pouco.

Falando em leitura, lá acabei de ler o livro Calor do Bill Buford. Em um momento ele faz uma descrição muito bacana sobre a “comida pequena”, aquela feita em menor escala, artesanal e com ingredientes de origem. Em contraponto existe a “comida grande”: a maioria das coisas que comemos hoje, industrial e de qualidade e origem questionáveis.
Infelizmente a distância dos fornecedores e a falta de tempo deixa a “comida pequena” cada vez mais difícil para quem mora nas grandes cidades.

Por isso não pensei duas vezes quando a Adriana se dispôs a me ensinar a fazer queijo, ter a oportunidade de produzir um alimento do começo ao fim me deixou bem animado, tenho muita curiosidade pelas receitas e métodos essenciais da comida e seu preparo, então lá fomos nós buscar leite no curral e partir do zero com o nosso pequeno (e nobre) queijo.

Então se você tiver a oportunidade de colocar as mãos em um boa quantidade de leite de verdade, não perca a oportunidade de arriscar também.

Ingredientes:
(rende um queijo médio)
– 7 litros de leite
– 1 colher (sopa) de coagulante (lá usamos desta marca)
– sal a gosto (usamos +- uma colher de sopa)

Preparo: 

Coloque o coagulante no leite em temperatura ambiente, tampe, deixe em repouso por aproximadamente 30 minutos, ou até que o leite vire uma massa firme como uma gelatina. Mexa até que ela se quebre bem e deixe novamente descansar até que o soro solte da massa e fique na superfície.
Com um pano limpo coe a massa, tirando e descartando o soro, tempere a massa com sal e coloque na forma própria de queijo (ou um cano de pvc com furinhos para o soro vazar) e aperte bem com a mãos, comprimindo até tirar bem o soro, coloque o queijo em cima de uma peneira e deixe de um dia para outro em local fresco.

Vendo as fotos me deu uma vontade de ouvir Damie Rice, e acho que um pouco de folk vai bem no campo 🙂

www.saborsonoro.com.br