alice, comida pra filhotes, receitas, tortas, vegetarianas, vegetariano

A cozinha da Alice # 29 – 1+1 fazem 2!

Acho que já falei infinitas vezes, mas vou repetir a história: tenho gêmeos, Caio e Theo. Fizeram 2 aninhos esses dias. São os bebês mais lindos do mundo, hoje…rs… Quando eles nasceram tinham o tamanho de um sapato 37. Eram minúsculos prematuros. E mesmo nesse pouco espaço físico, lutaram como bravos guerreiros. Eu, enquanto os via dormir, chorava de alegria e medo. Ficava fazendo carinho revesado por uma janela da incubadora, eram 15 minutos pro Cacá, 15 pro Teté.  Depois de um mês vieram pra casa. Comeram, dormiram, sorriam com o canto da boca enquanto sonhavam. Cresceram. Crescemos. Viramos uma inteira e enorme família. Daquelas que a gente sonha desde muito tempo e nem sabe se um dia vai acontecer, com pipa, gato, cachorro e hortinha. Agora a gente não sabe o que é silêncio, graças a Deus. A casa está sempre cheia. Tem os primos, os tios, a vó Nane, Seu Beto, Maulício, vóvéti, o tio Macéu e tia Calóu. 
A casa tem cheiro de bolo e biscoito como eu sempre sonhei. Eles esparramam giz e comida pela casa toda.
A felicidade, os gritos, os tombos entraram como enxurrada na vida da gente, sem nenhuma delicadeza. Todo aniversário eu comemoro como se o Brasil tivesse ganhado a Copa. Comemoramos todos.

Agora vamos falar de comidinhas. Gosto de fazer a maior parte dos pratinhos. Porque me divirto, e porque já não sou mais tão fã de bolo com tanto chantilly e salgadinho frito. Mas também acho que a gente não tem que ficar se matando na cozinha enquanto deveria estar brincando. Então se você também se diverte, aqui estão algumas dicas.

Flores de milho e tomatinho cereja
Cortei o milho em rodelas de mais ou menos dois dedos de largura, coloquei pra cozinhar com açafrão. Quando frios, coloquei o espeto e um tomatinho cortado ao meio pra fazer o miolo.
Comida de coelho: vaso de mini cenouras e manjericão
Os vasinhos tinham dentro copos descartáveis com maionese. Passei as verduras na frigideira bem quente com um pouco de sal e manteiga, esperei esfriar e montei o vasinho. Usei brócolis e mini cenouras.
Essa ideia veio do Pinterest
Pão com ervas e tomate, assados na xícara de barro
Pão com ervas
Ingredientes
– 1 kg de farinha peneirada
– 1 saquinho fermento biológico seco
– 3 colheres (sopa) de ervas secas
– 1 colher (chá) de sal
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 copo (200 ml) água morna, outros 2 ou 3 para acrescentar depois
Preparo
Coloque a farinha peneirada em uma vasilha grande ou em uma mesa limpa. Coloque o fermento em 1 copo de água morna e deixe descansar por 5 minutos. Faça um buraco no centro da montanha de farinha e despeje a água com fermento e o azeite, e vá misturando devagar e sovando até que a água seja absorvida. Coloque os outros ingredientes, adicionando água aos poucos e sovando, até que fique uma massa bem homogênea. O ponto é um pouco mole, a massa fica grudando nas mãos. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos dentro do forno. Em seguida coloque a massa em um vaso de cerâmica, ou mesmo em uma assadeira comum, coloque tomates ou azeitonas por cima e asse a 220° até dourar, aproximadamente 30 minutos.
Espetos de azeitona preta, queijo e pepino agridoce

 Pepino agridoce

Ingredientes

– 1 pepino japonês grande
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 4 colheres (sopa) de vinagre
– 1 colher (sopa) rasa de gergelim preto
– 1 colher (café) de sal
– água gelada

Preparo

No dia anterior, passe o pepino em um fatiador, coloque-os dentro de uma vasilha com todos os ingredientes, tampe e leve à geladeira. Na hora de servir escorra e monte os espetos. Pode também ser servido com pão e um fio de óleo de gergelim.

Floresta de cogumelos

Jardim de cogumelos foram feitos com tomatinho e palmito. Usei a casca da melancia como base e finquei com palito de dente uma rodelinha de palmito e um tomatinho cortado ao meio. A outra metade dos tomatinhos, aquelas que tem a marca do galho, deixei para usar nos espetos de milho, e a parte sem marcas usei para os cogumelos. Joguei folhas de manjericão no final. Essa ideia também veio do Pinterest.

Árvore de comer

Essa receita de amanteigados é uma maravilha maravilhosa que virou obrigatória, em Natal, Carnaval, aniversários, etc. Foi um presente da Tia Patixia. Você pode acrescentar granola, sementes de quinoa, erva doce e o que mais te parecer gostoso! Pode ser preparado dias antes e conservado em embalagem hermeticamente fechada. Dura dois meses, se sobrar ( o que duvido).
Fiz em formato de folhas, cortei pequenos buracos para passar o fio e pendurar na árvore. O Luca quase não deixou pra ninguém.

Biscoitos amanteigados
Rende aproximadamente 50 biscoitos

Ingredientes

– 2 ovos
– 300 g manteiga
– 1 xícara de açúcar
– 5 xícaras de farinha

Preparo

Misture tudo até formar uma massa homogênea. Estique com o rolo e corte com cortador de biscoitos, ou quadradinhos, usando uma faca mesmo. Asse em forno médio, por 20 minutos. Elas são branquinhas mesmo quando assadas, então fique de olho pra não deixar passar do ponto. Eu percebo o ponto quando as bordas de baixo começam a dourar. Nessas eu acrescentei confete verde e essência de amarula.

Bolo de Nutella, damascos e framboesas

Para esse bolo usei a receita do Panelinha. Umedeci a massa depois de assada com licor de gianduia, recheei com Nutella e damascos cortados em pedaços. Achei a massa um pouco seca, mas o sabor estava uma delícia.  As folhas de chocolate foram feitas usando folhas de verdade. Coloquei chocolate (já quase frio) na parte de baixo das folhas e as coloquei na geladeira por algumas horas, depois é só desgrudar da folha e colocar por cima do bolo.

Vasinhos de brigadeiro com manjericão e doce de leite

Esse acho que nem precisa de receita né, tradicional brigadeiro (delicioso!!! Feito pela querida Tia Lulu) servido por cima do doce de leite.

Suspiro com doce de leite e banana, bolachas com geleia de hortelã e pimenta rosa

Descobri sem querer essa mistura muito muito viciante de banana com doce de leite e suspiro de morango. A única coisa é que precisa ser feito na hora porque a banana solta água e tudo começa a desmoronar. Outra coisa importante é fazer o dobro do que você tinha previsto, é bom demais pra comer pouco.
Corte uma rodela de banana, coloque uma colheradinha de doce de leite e o suspiro por cima. Simples assim!

Maça com bicho gostoso e chocolate branco

Essa também é uma forma simples de incentivar as crianças a gostar de frutas. Com chocolate por cima, tudo fica irresistível.

“Não sei quanto o mundo é bão
Mas ele está melhor
Desde que você chegou
E explicou
O mundo pra mim”

Nando Reis – Espatódea

www.saborsonoro.com.br