bolos, crianças, doces, festas, receita, sobremesas

Pop Cakes

Sou da turma que acredita que os semelhantes se atraem, e não o contrário, como se diz por aí. Acho também que isso vale para todos os tipos de relação: amorosa, profissional, de amizade…
Assim volto no que sempre escrevo, sobre o blog me dar a oportunidade de conhecer um monte de gente bacana: depois que o meu interesse pela gastronomia se tornou público cada dia conheço mais pessoas com um talento incrível para cozinha.
A Lyvia e a Lucia são um bom exemplo, nosso primeiro contato foi profissional, elas vieram até a agência para nos encomendar um projeto de indentidade visual para um novo negócio, mas logo nossa afinidade pelas guloseimas fez com que nos aproximássemos, daí pra também conhecerem a Alice e se tornarem “antigas” amigas foi um pulo.
A Lucia faz uns bolos e pães de queijo maravilhosos que logo publico por aqui, e a Lyvia além de grande conhecedora de café nos presenteou com esses deliciosos bolinhos no palito, os já famosos pop cakes.
Claro que pedi a receita! Com vocês, Lyvia Machado:
“Você já deve ter ouvido falar do Pop Cake, que nada mais é do que um pirulito de bolo, uma ideia que veio dos Estados Unidos e que os brasileiros adoraram! Pode ser feito com qualquer massa de bolo, eu fiz um com Bolo de Cenoura e outro com Bolo Julieta (um bolo de coco e leite condensado, cuja receita, de família, diga-se de passagem, me foi passada pela Lúcia!).
Os bolos devem ser feitos e assados normalmente. Após esfriar esfarele o bolo com um garfo ou com a mão mesmo. Acrescente leite condensando aos poucos e, usando as pontas dos dedos, vá agregando o leite condensado ao bolo esfarelado até obter uma massa firme e não muito úmida. Ao bolo Julieta, além do leite condensado foi acrescentado também coco ralado, a quantidade depende do gosto de cada um, quanto mais coco colocar mais leite condensado será necessário para atingir a consistência desejada.
O leite condensado poderá ser substituído ainda por nutella, cream cheese, creme de leite, brigadeiro, ou qualquer outra coisa que ajude a agregar o bolo esfarelado.
Forme bolinhas pequenas e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos, apenas para que fiquem mais consistentes.
Em outro recipiente derreta chocolate em banho-maria, sem esquecer da temperagem, para que o chocolate não fique suando quando for retirado da geladeira.
Passe a ponta do palito pelo chocolate derretido e espete nas bolinhas uma por uma. Deixe na geladeira alguns minutos para garantir que o chocolate tenha secado. Esse passo irá fazer com que o bolo fique bem preso ao palito.
Feito isso passe os bolinhos pelo chocolate derretido, decore com o confeito de sua preferência e coloque para secar na geladeira.
A decoração dos Popcakes depende da criatividade de cada um, pode ser feito com chocolate, brigadeiro, pasta americana ou qualquer outra cobertura que fique seca e não pingue. Nós preferimos usar apenas chocolate. Perde-se na aparência, mas se ganha (e muito) no sabor!
O bolo de cenoura foi coberto com chocolate ao leite e split de chocolate ao leite belga. Já o bolo Julieta foi coberto com chocolate branco e decorado com raspa de chocolate belga sabor caramelo e com chocolate belga granulado. Como esses popcakes foram feitos especialmente para o aniversário de 1 aninho do filho de uma amiga querida, usamos também alguns confeitos coloridos, que não são tão saborosos mas dão um efeito legal na decoração da mesa.
As receitas dos bolos são as seguintes:
Bolo Julieta
Ingredientes
– 5 ovos (gemas e claras separadas)
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
– 3 xícaras (chá) de açúcar refinado
– 4 colheres (sopa) de margarina
– 1 ½ xícara (chá) de leite
– 1 colher (chá) essência de baunilha
– 1 colher (sopa) fermento químico em pó
Preparo
Coloque na batedeira as gemas e o açúcar e bata bem. Acrescente a margarina (uma colher de cada vez) e em seguida a essência de baunilha. Aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo peneirada, alternando com o leite. Acrescente o fermento e misture apenas o suficiente para incorporar ao restante da massa. Por último acrescente as claras batidas em neve, incorporando-as com delicadeza para que a massa fique aerada. Asse em forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 55 min.
Quando não é utilizado para popcake, depois de assado esse bolo deve ser furado com um garfo, coberto com leite condensado e polvilhado com coco ralado. (Pensa do tamanho do problema!)
Bolo de Cenoura
Ingredientes
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 xícara(chá)  de óleo
– 3 cenouras grandes raladas
– 4 ovos
– 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Preparo
No liquidificador bata o óleo, os ovos, o açúcar e a cenoura ralada até obter uma mistura homogênea. Em outro recipiente misture a farinha de trigo peneirada e o fermento químico em pó. Despeje a mistura do liquidificador em um outro recipiente e, aos poucos, incorpore a farinha de trigo acrescida do fermento em pó. Asse em forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 min.”Como sei que Lyvia gosta, no som vamos de Chico 😉
www.saborsonoro.com.br