alice, bolos, café da manhã, receitas, vegetarianas, vegetariano

A Cozinha da Alice # 32 Refazendo o bolo de banana da Ana

Tô morrendo de vergonha por ter estado tanto tempo longe do blog. Tem épocas que a vida fica… tipo uma ponte, cheio de gente indo e vindo, mil coisas passando. Mas todo o sumiço tem um bom motivo e eu tenho um daqueles bem maravilhosos: a minha cozinha está em obras! Reformas, gente entrando e saindo, criação de novos produtos e muito bolo no forno! Em breve conto mais novidades.

Esse bolo da receita de hoje sempre foi uma paixão profunda e platônica. Já começando pela Ana, que é uma daquelas pessoas lindas que faz a gente dar suspiros só de olhar pra ela. Tem os olhos da cor do céu e um cabelo meio dourado nas pontas. Parece que tá sempre batendo sol nela.
Ela tem cara de fada meio bruxinha, meio anjo, meio sei-lá-o-que, mas com asa. E é professora de ashtanga yoga, o resto você já pode imaginar.
Sempre que vou à casa da linda Ana, fico torcendo pra que ela faça esse encanto de bolo.
Às vezes chego e nada de bolo. Mas eis que que o sol vai se pondo, as crianças começam todas a correr e se reunir em volta da Ana, cada uma com uma banana na mão. Cada uma ajuda um pouquinho.
Em poucos minutos o cheiro de canela no forno invade a casa, o mato, e acho que até os passarinhos ficam felizes.
Eu fico, muito!
Uma versão dessa receita já esteve aqui no blog. A diferença principal é o tipo da farinha e o chocolate, que rendem ao bolo uma condição de bolo mousse, que, recém saído do forno é uma experiência que todo mundo merecia experimentar!
Confesso que o meu não ficou gostoso como o dela. Mas cá pra nós, era óbvio.
Bolo de banana
 
Ingredientes

– 4 bananas nanicas maduras

– 1 ovo
– 3/4 copo de óleo
– 1 copo de farinha de rosca
– 3/4 copo de açúcar mascavo 
– 1 pitada de canela
– 1 colher (sopa) de fermento 

– 1/2 xícara de chocolate amargo picado
 
Preparo
 
Bater os três primeiros ingredientes no liquidificador. Despejar o conteúdo em um outro recipiente, adicionar os outros ingredientes, mexendo até encorporá-los. Untar uma forma com manteiga e a farinha de rosca, despejar a massa. Polvilhar açúcar mascavo e canela, levar ao forno médio por 40 minutos.

E pra você querida Ana, O Trem das Cores

 

Alice Gussoni

Mãe de dois lindos gêmeos. Artista Plástica. Vegetariana. Nas horas vagas é ilustradora infantil e em tempo integral uma louca apaixonada por cozinha. Pilota A Cozinha da Alice, fazendo gostosuras por encomenda, eventos e cursos gastronômicos.

www.saborsonoro.com.br