massas, peixes, prato único, receitas, salmão

Fusilli com salmão, folhas e limão.

Ando fugindo dos preparos muito elaborados, mas continuo tentando fazer com que os pratos que cozinho tenham um gosto bom e uma aparência idem.

Quando falo de boa aparência não penso apenas nas montagens “francesas”: lindas, minimalistas, cenográficas; como apaixonado em comida vejo beleza em feijoadas, pastéis de feira, mexidos, ovos fritos e outras receitas cotidianas. Comida feia é quase sempre comida feita sem amor.

Dias atrás cheguei em casa totalmente sem disposição para a cozinha, olhei na geladeira e vi um macarrão com legumes do almoço. Fui inventar de fazer uma “torta de macarrão” que vi em algum lugar na web, definitivamente deve ter sido a coisa mais feia que já preparei. O gosto nem estava ruim, mas tenho certeza que se estivesse em um dia mais “inspirado” faria algo melhor com os mesmos ingredientes.

Então pessoal, a regra é ir pra cozinha cheio de amor pra dar! rs

O prato de hoje segue a linha do bonito e fácil de preparar,  é também uma combinação de ingredientes muito saborosa e bem resolvida. Agora não vá economizar na manteiga e no limão, acho que eles fazem toda a diferença por aqui.
Você também pode adiantar etapas para agilizar na hora de servir, como deixar o salmão assado com antetecedência. Na verdade não dá pra gastar muito mais que 20 minutos neste preparo. Então mãos à obra!

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
– 200g de fusilli (você pode usar qualquer massa curta)
– 1 limão grande (usei o Siciliano, mas escolha o de sua preferência)
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 250g de filé de salmão
– 2 dentes de alho grandes picados
– folhas pequenas de rúcula ou um mix de folhas.
– sal a gosto
– azeite a gosto
– pimenta do reino a gosto

Preparo:
Preaqueça o forno a 200º.
Tempere o salmão com um pouco de pimenta do reino moída na hora, sal e um fio de azeite. Leve o filé envolvido em papel alumínio ao forno por 20 minutos. Reserve.
Cozinhe o macarrão seguindo o tempo sugerido na embalagem, Escorra e reserve.

Coloque uma frigideira ou panela em fogo médio com a manteiga, sal e o alho picado. Assim que derreter coloque o macarrão, a raspa da casca e o suco do limão e misture.
Coloque o salmão em lascas grandes e um pouco das folhas, mexa com cuidado para não “desmanchar” o peixe.
Finalize com um fio de azeite caprichado, um pouco de pimenta do reino e mais algumas folhinhas frescas pra deixar o prato bem bonito!

Ah, não sou um expert como meu amigo Gil do Vinho para Todos, mas arrisco dizer que um espumante brut vai muito bem com esse prato 😉

No som, vamos de Munford and Sons.

www.saborsonoro.com.br