doces, entradas, geléia, receitas

Geléia de jabuticaba e uma tábua de queijos

jabuticaba-3

Dia desses chegamos em casa e havia um potinho de jabuticabas na porta de casa. Mesmo sem recadinho algum dava pra saber que era um presente da Milene, nossa vizinha que nos presenteia sempre com delícias da fazenda.

Não pensei duas vezes: iriam virar geléia.
Mas não queria fazer uma convencional, logo pensei em uma receita com tomilho que havia feito num passado bem distante que ficou deliciosa mas não havia anotado nada. Hora de testá-la novamente.

A verdade é que não sei se posso chamá-la de geléia, além dos ingredientes não muito tradicionais, também ficou com uma textura parecida com uma calda ou um caramelo, mas penso que foi por ter colocado menos açúcar e não deixado tempo suficiente para engrossar mais.

De qualquer forma isso não foi problema, o sabor ficou excelente! Menos doce e mais ácida que as geléias convencionais, além do gostinho bem lá no fundo do tomilho, me deixou bem feliz com o resultado.

Essas características fazem dela um ótimo acompanhamento para receitas salgadas. Acho que ficará perfeita com pratos de frango ou porco.

jabuticaba-5

Por aqui o primeiro teste foi essa “tábua” de queijos. E por falar em queijos, vão aqui algumas dicas que aprendemos na última viagem com nossa guia preferida: Karen Goldman.

– Para servir, escolha uma base “fria” e evite o metal, ele pode passar gosto para os queijos. Ardósia é o que mais vimos por lá.

– Para degustar, a sequência recomendada é dos mais suaves para os mais fortes.

– Um acompanhamento doce como uma geléia, compota ou frutas secas sempre vão bem.

Há várias outras tantas dicas bacanas sobre como servir e degustar queijos neste post da Karen no Conexão Paris.

 

jabuticaba-4

Então vamos à receita:

Ingredientes:
(rendeu dois potinhos de 250 ml)
– 400g de jabuticaba
– 1 1/2 xícara de açúcar cristal (veja detalhe sobre essa quantidade no preparo)
– 1 colher de chá de sal
– raspa e suco de 1 limão siciliano
– folhinhas de 5 ramos de tomilho
– pitada de pimenta do reino

Preparo:
Em uma panela massere as jabuticabas e cozinhe com um pouco de água em fogo baixo até amolecerem bem.
Passe por uma peneira, pressionando com uma colher para tirar todo o suco.
Descarte o bagaço que ficou na peneira e meça quanto rendeu de suco. Acrescente a metade da quantidade de açúcar. Aqui rendeu 3 xícaras, então acrescentei 1 1/2 de açúcar.
Acrescente também todos os outros ingredientes e deixe em fogo baixo até chegar a consistência de caramelo. Faça o teste clássico: se cobrir as costas de uma colher pode desligar.
É isso, agora é esperar esfriar, guardar e usar em sorvetes, carnes, queijos e onde sua criatividade pensar. Bom apetite!

Acho Jorge Ben Jor tão brasileiro e único quanto a fruta desta receita, então salve Jorge!