peixes, receitas

Bacalhoada da Carol


Em casa eu costumo passar mais tempo na cozinha do que a Carol, mas ela também se arrisca de vez em quando. E a minha receita preferida dela é essa aí:

Ingredientes (para 6 pessoas)

1 kg de bacalhau
1/2 kg de batata
3 cebolas
15 tomatinhos cereja
Ramos de Alecrim fresco
1/2 litro de azeite
4 ovos
200g de azeitona preta

Primeiro limpe bem o filé do bacalhau, tire todo o excesso de sal e deixe de molho em água filtrada umas 8hs, troque a água uma vez se possível.
Separe a travessa e vá formando camadas, gosto de partir os ingredientes (bacalhau, batata e tomate) sempre do mesmo tamanho.
Coloque o tomate cereja depois a batata já cozida e descascada, a camada do bacalhau, a cebola em rodelas e logo em seguida com um pouco de azeitonas pretas sem sementes, muito azeite, e para finalizar, os ramos de alecrim.
Não é sempre que coloco ovos cozidos e pimentão (vermelho e amarelo), mas podem ser acrescentados. Sempre tinha uma dúvida em relação ao cozinhar os ovos, não sabia se colocava eles logo na água fria ou só quando a água já estivesse fervendo, ai o amigo e chef Fabio me explicou que temos que esperar a água ferver, valeu a dica! 🙂
Leve a travessa ao forno coberta com papel alumínio por 1 hora em temperatura média, retire o alumínio e deixe dourar. Pronto, bom apetite!

A Carol sugere Arnaldo Antunes pra acompanhar o prato.

www.saborsonoro.com.br