ao forno, peixes, receitas

Papillote de peixe e legumes

Não sei se estou por fora, ou há pouco tempo só ouvia amigos pescadores falarem do Pirarucu, e muito mais pela aventura de pegar um peixe deste tamanho do que por suas qualidades na cozinha. Mas ultimamente, quase toda revista ou site especializado traz uma receita de algum grande chef usando essa espécie.

Foi só por isso que na minha última visita à peixaria aceitei a sugestão do proprietário que me sugeriu esta opção quando pedi um filé mais alto.
Prefiro peixes marinhos e sempre fico preocupado com o tal “gosto de terra” das espécies de água doce, mas me surpreendi com o resultado: achei leve, saboroso e nada de terra..rs. Com certeza farei de novo.
Claro que você pode usar outras alternativas aqui como badejo, salmão, tilápia, etc..

Sobre os papillotes (nome chique para as trouxinhas de papel manteiga ou alumínio) acho que poucas técnicas de cozimento são mais práticas e interessantes: legumes, cogumelos, frango, peixe…. tudo vai bem. Faça sua combinação, embrulhe tudo e leve ao forno, simples assim. 🙂

Tive pouquíssimo tempo para a cozinha neste dia e confesso que não fiquei super feliz com a montagem e com a foto. Penso que um pouco menos de pressa e mais cuidado podem deixar este prato bem bacana, garanto que o resultado é bem saboroso. Experimente.

Ingredientes:
(4 porções)
– 1kg de filé
– 2 cenouras
– 1 abobrinha
– 1 cebola roxa
– 10 tomatinhos tipo cereja ou uva
– sal a gosto
– 2 colheres de sopa de shoyo
– mostarda em grãos
– pimenta do reino moída na hora
– 1 colher (sopa) de curry
– azeite a gosto


Preparo:
Para 4 porções, corte o filé em 8 partes de tamanho similar. Tempere com sal, shoyo, mostarda, pimenta e curry. Reserve.
Corte a abobrinha e a cenoura em tiras finas e compridas, fatie a cebola e corte os tomatinhos ao meio. Tempere tudo com sal e azeite.

Para fazer os papilotes, use papel manteiga ou alumínio, corte um pedaço que seja suficiente para cobrir bem cada porção, forre a base onde você vai trabalhar e faça a montagem sobre o centro do papel.

Faça um “sanduíche” de peixe e legumes: primeiro as fatias da abobrinha, depois um filé, sobre ele as fatias de cenoura. Cubra com a outra fatia de peixe e, para finalizar, distribua um pouco de tudo sobre o peixe.

Agora é só cobrir e fechar bem cada porção, levando ao forno por 30/40 minutos, ou até os legumes ficarem tenros. Se tiver alguma dúvida sobre a montagem, esse vídeo.

Sirva no próprio papillote sobre um prato, deixe seus convidados terem o prazer de abrir e sentir todo o aroma que sai dessas belezinhas. 😉

E no som, vamos de Snow Patrol, banda britânica que gosto muito.

www.saborsonoro.com.br