camarão, frutos do mar, receitas, vinhos

Espetinho de camarão com vinagrete de frutas

espetinho de camarão vinagrete de frutas

Este espetinho de camarão surgiu de uma conversa com a minha amiga Érika, perguntei se ela não toparia harmonizar algumas receitas do Sabor com vinhos, afinal, ela entende muito do assunto. O convite era simples: enviaria as receitas e ela indicaria vinhos compatíveis.

Só que ela inverteu a proposta, me passou o vinho e suas características e deixou a receita por minha conta. Sorte minha que poderei testar as combinações “ao vivo e a cores”. 🙂

Sempre gostei muito de vinhos, mas confesso que o meu conhecimento sobre o assunto é superficial, mas sou fascinado e muito curioso sobre a arte de combinar o que vai no copo com o que está no prato.

Na Prazeres da Mesa de junho o Chef francês “3 estrelas” Yannick Alléno diz que “não é possível fazer uma boa refeição sem um bom vinho”. A opinião pode ser radical, mas a verdade é que um bom vinho valoriza qualquer receita, e vice versa. O desafio é de fato fazer com que nenhum dos dois se sobressaia e esconda as qualidades do outro.

Então hoje vocês conferem a primeira harmonização, espero que gostem. Em breve outras virão!

espetinho de camarão vinagrete de frutas

O primeiro vinho é um Tomero Torrontés 2009. A Érika me disse que ele funcionaria bem com um prato com a pegada mais cítrica, na hora pensei em algum fruto do mar e limão, aí não demorou muito pra resolver fazer um entrada com camarões e vinagrete. O que faz o prato fugir do convencional é a combinação de ingredientes e a apresentação, mas não deixa de ser uma receita fácil e rápida de fazer.

Se gostou dessa receita provavelmente também vai gostar desta Salada de Camarão

espetinho de camarão vinagrete de frutas

Receita de espetinho de camarão com vinagrete de frutas

Ingredientes:
(serve 5 taças com 2 espetos cada, em média) 

– 300g camarões limpos com o rabo
– 150g de tomate tipo uva (ou cereja)
– 1 manga
– 1 cebola roxa pequena
– coentro a gosto (se não gostar, substitua por salsinha)
– suco de 1 limão
– 1 colher (chá) de lemon pepper (se não tiver a mistura pronta, combine a raspas de um limão com um pouco de pimenta do reino moída na hora)
– sal a gosto
– azeite a gosto
– folhas pequenas de alface para decorar

espetinho de camarão vinagrete de frutas

Preparo:

Marine os camarões com o lemon pepper, uma pitada de sal, um fio de azeite e algumas folhas de coentro bem picadas.
Enquanto isso prepare o vinagrete, pique em cubinhos bem pequenos a cebola, o tomate e a manga. Pique também um pouco de coentro e regue com o suco de limão e um fio de azeite. Deixe para salgar na hora de servir para não juntar muita água.
Depois de deixar o camarão marinar por pelo menos 15 minutos, monte os espetinhos, coloquei 3 em cada espeto. Em um frigideira anti aderente grelhe os camarões, 3 minutos de cada lado é mais do que suficiente, mas fique de olho para não passar do ponto.

espetinho de camarão vinagrete de frutas

Sobre a harmonização

Para montar, usei taças de martini, mas você pode usar outros copos ou cumbucas.
Coloque o sal no vinagrete e faça como na foto acima: um pouco de vinagrete no fundo, uma folhinha de alface ao lado e os espetos em cima do copo.

Agora é só servir com um bom vinho branco, se não encontrar o Tomero, vinhos da uva Torrontés ou Sauvignon Blanc devem funcionar bem.

A harmonização foi excelente, a principio fiquei preocupado da quantidade de suco de limão comprometer um pouco a combinação, mas isso não aconteceu e os dois (prato e taça..rs) se entenderam muito bem!
Uso aqui as palavras do Vinho para Todos, um blog que gosto muito e descreve perfeitamente o Tomero:
 
“Com coloração amarelo palha, é bastante aromático. Notas de mamão, lichia, eucalipto, algo mineral (salino). Na boca é marcante, mineral, com frutado em segundo plano. Retro-olfato com floral bem evidente também apareceu.
Final persistente, com prevalência frutada, repetindo lichia. Acidez refrescante, algo de maracujá também.”

Falando em vinho, aqui vai minha homenagem à Amy, essa maluca que nos deixa tão cedo. 
 

www.saborsonoro.com.br