Espetinho de camarão com vinagrete de frutas
Este espetinho de camarão surgiu de uma conversa com a minha amiga Érika, perguntei se ela não toparia harmonizar algumas receitas do Sabor com vinhos, afinal, ela entende muito do assunto. O convite era simples: enviaria as receitas e ela indicaria vinhos compatíveis.
Só que ela inverteu a proposta, me passou o vinho e suas características e deixou a receita por minha conta. Sorte minha que poderei testar as combinações “ao vivo e a cores”. 🙂
Sempre gostei muito de vinhos, mas confesso que o meu conhecimento sobre o assunto é superficial, mas sou fascinado e muito curioso sobre a arte de combinar o que vai no copo com o que está no prato.
Na Prazeres da Mesa de junho o Chef francês “3 estrelas” Yannick Alléno diz que “não é possível fazer uma boa refeição sem um bom vinho”. A opinião pode ser radical, mas a verdade é que um bom vinho valoriza qualquer receita, e vice versa. O desafio é de fato fazer com que nenhum dos dois se sobressaia e esconda as qualidades do outro.
Então hoje vocês conferem a primeira harmonização, espero que gostem. Em breve outras virão!
O primeiro vinho é um Tomero Torrontés 2009. A Érika me disse que ele funcionaria bem com um prato com a pegada mais cítrica, na hora pensei em algum fruto do mar e limão, aí não demorou muito pra resolver fazer um entrada com camarões e vinagrete. O que faz o prato fugir do convencional é a combinação de ingredientes e a apresentação, mas não deixa de ser uma receita fácil e rápida de fazer.
Se gostou dessa receita provavelmente também vai gostar desta Salada de Camarão
Receita de espetinho de camarão com vinagrete de frutas
Ingredientes:
(serve 5 taças com 2 espetos cada, em média)
– 300g camarões limpos com o rabo
– 150g de tomate tipo uva (ou cereja)
– 1 manga
– 1 cebola roxa pequena
– coentro a gosto (se não gostar, substitua por salsinha)
– suco de 1 limão
– 1 colher (chá) de lemon pepper (se não tiver a mistura pronta, combine a raspas de um limão com um pouco de pimenta do reino moída na hora)
– sal a gosto
– azeite a gosto
– folhas pequenas de alface para decorar
Preparo:
Marine os camarões com o lemon pepper, uma pitada de sal, um fio de azeite e algumas folhas de coentro bem picadas.
Enquanto isso prepare o vinagrete, pique em cubinhos bem pequenos a cebola, o tomate e a manga. Pique também um pouco de coentro e regue com o suco de limão e um fio de azeite. Deixe para salgar na hora de servir para não juntar muita água.
Depois de deixar o camarão marinar por pelo menos 15 minutos, monte os espetinhos, coloquei 3 em cada espeto. Em um frigideira anti aderente grelhe os camarões, 3 minutos de cada lado é mais do que suficiente, mas fique de olho para não passar do ponto.
Sobre a harmonização
Para montar, usei taças de martini, mas você pode usar outros copos ou cumbucas.
Coloque o sal no vinagrete e faça como na foto acima: um pouco de vinagrete no fundo, uma folhinha de alface ao lado e os espetos em cima do copo.
Agora é só servir com um bom vinho branco, se não encontrar o Tomero, vinhos da uva Torrontés ou Sauvignon Blanc devem funcionar bem.
A harmonização foi excelente, a principio fiquei preocupado da quantidade de suco de limão comprometer um pouco a combinação, mas isso não aconteceu e os dois (prato e taça..rs) se entenderam muito bem!
Uso aqui as palavras do Vinho para Todos, um blog que gosto muito e descreve perfeitamente o Tomero:
“Com coloração amarelo palha, é bastante aromático. Notas de mamão, lichia, eucalipto, algo mineral (salino). Na boca é marcante, mineral, com frutado em segundo plano. Retro-olfato com floral bem evidente também apareceu.
Final persistente, com prevalência frutada, repetindo lichia. Acidez refrescante, algo de maracujá também.”
Falando em vinho, aqui vai minha homenagem à Amy, essa maluca que nos deixa tão cedo.
Prazeroso; comentar pratos elegantes com tamanha criatividade . Estou amando as receitas pois gosto de executá-las. Obrigada !