O brunch é meu filho preferido.
Claro, os gêmeos são o da vida real. O brunch é meu filho preferido no meu país das maravilhas particular. É meu filho gastronômico.
Porque tem sol, vento batendo nos tecidos, comidas coloridas, cheiro de calda de cranberries… e jazz!
Não vou ficar aqui contando muita coisa, prefiro mostrar. Só digo que foi um sonho, de encher os pulmões. Pura alegria.
A receita de hoje, é na verdade uma dica. Copinho de iogurte com salada de frutas e granola. Saudável, fácil, delicioso.
Ingredientes
Rendimento: aproximadamente 50 copinhos de pinga ou 20 dos americanos
– 1 litro de coalhada natural (eu faço o caseiro, receita em seguida)
– 1 envelope de gelatina sem sabor (ou ágar para os vegetarianos)
– 1/2 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de amora
– 3 maçãs
– 1 manga
– 3 bananas
– hortelã
– 250g granola
Preparo
Dilua a gelatina em meia xícara de água morna, bata no liquidificador com o iogurte ( que deve estar em temperatura ambiente) e açúcar. Separe metade para fazer a primeira camada do copinho, coloque-os na geladeira. Bata o restante com as amoras. Quando a primeira camada estiver firme, despeje a segunda camada, volte-os pra geladeira. Essas etapas podem ser feitas no dia anterior e mantidas em geladeira. Pouco antes de servir, pique as frutas, coloque alguma folhas de hortelã, e complete o restante do copinho, finalizando com a granola.
Para preparar a coalhada, uso 2 litros de leite integral e um copo (180g) de coalhada natural, ou isca (se conseguir não comer ele todo, reserve um copo para a próxima receita). Ferva o leite, espere esfriar. Nunca medi a temperatura, mas o que a vó me ensinou é que você deve colocar o dedo no leite e a temperatura estar suportável. Despeje a isca, ou o copo de coalhada, tampe e deixe dentro do forno por 10 a 12 horas. Se o dia estiver muito frio, enrole um cobertor em volta da panela.
Se quiser fazer coalhada seca, continue o processo despejando essa coalhada em uma peneira bem fina, deixando dessorar até atingir a consistência desejada.
Quero agradecer aos parceiros mais queridos do mundo:
Caprice, do Café Isole (a Cozinha toda apaixonada por você e seu café!); querida Érika, do Wine Home com seus vinhos incríveis da Famiglia Valduga; super charme de Marcela Finotti e sua inspiradíssima decoração; todo o pessoal do lindo viveiro Espaço Botânico, e a Ciça que aguentou nossa bagunça na cozinha dela; o apaixonante Trio instrumental de Jazz e Fernanda de Oliveira; Marcel pelas fotos. Às amigas Lúcia e Lyvia, todo meu amor e gratidão, não só por toparem essa empreitada, mas também por se juntarem a mim na Cozinha, trazendo muito mais colorido e sabor (e muitas calorias) pra minha vida e pra Cozinha da Alice! Amo vocês!