Existem vários fatores que ajudam o doce de leite argentino ser tão delicioso. Existe até um programa bem interessante do Olivier Anquier onde ele procura decifrar esses segredinhos. Eu acredito que a qualidade do leite seja diferente. Por motivos óbvios, o clima, a vegetação, tudo. Os laticínios dos países frios em geral têm sabor muito interessante. Da última vez que experimentei um doce de leite argentino, um sabor específico predominou na boca, o caramelo. Um simples e puro açúcar queimado.
Então fiz o teste. O resultado foi maravilhoso.
A receita original argentina não é essa, nem do doce de leite, nem do biscoito do Alfajor. Mas, acredite, é incrível!
Doce de leite
Ingredientes
– 1 litro de leite (de preferência o integral)
– 300g de açúcar
– 1 pitada de bicarbonato
Preparo
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo alto, sem mexer, até que dissolva e comece a escurecer. Mexa a panela para que ele continue queimando por igual. Quando estiver todo líquido e marrom, despeje o leite e misture com uma colher para dissolver o açúcar. Não se assuste, ele endurece, mas logo depois se dissolve facilmente. Deixe ferver por alguns minutos, acrescente uma pitada de bicarbonato, e continue mexendo até começar a endurecer, essa parte é um pouco demorada, por isso coloquei de fundo sonoro uma delícia de Federico Aubele, Full Performance, para deixar seu doce ainda mais argentino, e te fazer companhia no processo de mexeção.
A dica aqui é desligar o fogo um pouco antes do ponto desejado, porque depois de frio ele endurece. Pode ser colocado em potinhos de vidro esterilizados, ou comido todo imediatamente.
Amanteigado
Ingredientes
– 5 xícaras de farinha
– 1,5 xícaras de açúcar
-3 ovos
– 300g de manteiga
Preparo
Bata os ovos, o açúcar e a manteiga até virar um creme claro e bem volumoso. Acrescente a farinha aos poucos. A massa tem que ficar bem durinha e homogênea. Leve à geladeira por 30 minutos. Estenda a massa entre dois pedaços de filme plástico, com a ajuda do rolo de macarrão, até ficar com uma espessura de meio centímetro. Com um cortador redondo de 3 centímetros de diâmetro, corte os biscoitos, coloque-os em assadeira untada e enfarinhada, e asse em forno 180 graus por 15 minutos.
Alfajor
Recheie os biscoitos com o doce de leite e mergulhe-os em chocolate derretido e temperado como sugestão do fabricante.
Pra acompanhar essa delícia, segue Federico Aubele, uma sugestão da minha DJ preferida, Raquel Bambozzi.