plágio não

Blogagem Coletiva: Plágio Não!

Olá pessoal, acho que pela imagem já da pra perceber que o post hoje não é sobre comida, e na verdade o assunto é até um pouco indigesto.

Penso que todos que se dedicam a compartilhar algum conhecimento pela web, seja via site, twitter ou blog gastam energia, dedicação e um precioso tempo nesta atividade.
No meu caso (e da maioria dos blogs de culinária e gastronomia) o trabalho parece ser mais simples do que é, afinal, não publicamos qualquer receita, gastamos tempo e dinheiro comprando ingredientes e preparando pratos, mais o cuidado da produção das fotos e também a redação do post.
O que vale o esforço é receber tantas visitas e comentários carinhosos, bom também é ver outras pessoas se inspirando com o que você faz para criar novas receitas.

Só que existem dois tipos de “inspiração”:
– O primeiro é dos que dão crédito, fazem referência à origem das imagens e informações e nos deixam orgulhosos de ver que servimos de referência para outras pessoas.
– O segundo tipo é o que simplesmente copia e não tem nenhuma vergonha em levar seus textos e imagens, essa turma ainda tem o prazer estranho de ser elogiado ou reconhecido por algo que não criou.

Sempre fico na dúvida nesses casos o quanto é inocência, falta de conhecimento ou apenas malandragem.

Como não creio muito na mudança de comportamento dos que fazem com má fé, meu recado é para os que não sabem: tenha cuidado com a cópia e reprodução de conteúdo autoral. Isso é crime, com todas as penalidades cabíveis. Se você gostou de algo que outro criou, se inspire, use como exemplo, dê crédito a quem merece.

Quero aproveitar para parabenizar e agradecer o Tulio do Macho Gourmet  pela iniciativa e pela criação do selo.

www.saborsonoro.com.br