alice, massas, receitas

As Cerâmicas da Alice e uma deliciosa Lasanha Bolonhesa

Quem acompanha o Sabor sabe que uma das principais colaboradoras deste espaço é minha irmã.
A Alice é daquelas pessoas com uma sensibilidade ímpar, e com uma capacidade de fazer tudo o que toca ficar lindo, seja a matéria prima um ingrediente, tinta, argila ou qualquer outro elemento que ela se dedique a transformar em arte.

Aqui no blog ela já publicou dezenas de receitas, e apesar de compartilhar hoje uma lasanha deliciosa de sua autoria, o tema principal deste post é falar das suas cerâmicas, sua principal atividade dentre tantos outros talentos.

Deixo aqui um espaço para que ela mesma conte um pouco desta história:

.
.

Cerâmicas Alice

.
.
“Sou Alice, a irmã ceramista/cozinheira. Hoje, mais que compartilhar receitas, vim contar uma história de amor.  Eu, e o meu casamento com a cerâmica.

Não sei ao certo quando tudo começou. Como aquelas coisas que vieram junto com você, sabe, a cerâmica está comigo desde que me entendo por gente.

Ainda criança, me fascinava a possibilidade de materializar uma ideia. Pensar e tornar real. É como ter uma impressora 3D com vontade própria dentro de você, com sua caligrafia, sua personalidade.

Uma dessas primeiras “materializações” em cerâmica, foi uma miniatura. Uma casa bem pequena, com telhados removíveis, mini cama, mini pessoas. Um mini vaso sanitário.

Penso que essa vontade, quase frenética, de buscar o belo num bloco de argila, herdei dos meus pais artistas. Cafés da manhã ouvindo sobre grandes escultores, pintores e movimentos culturais. Mais tarde, ter a indescritível emoção – e o privilégio -, de ver muitas dessas beleza em museus. Aliás, visita a museus é agenda principal em qualquer lugar que eu vá.

Das brincadeiras com argila no quintal da minha avó, eu a cerâmica fomos estudar artes na UFU. Juntas também, nos mudamos para Roma. Tempos de dificuldades e de uma solidão cortante, e da euforia de uma aprendiz na terra dos clássicos.

Observar, respirar,estudar. Ser aluna de um “maestro” italiano que parecia ter saído de um filme de Fellini, na RUFA Libera Accademia di Belli Arti, quando enfrentei a primeira mostra individual.

Aprendi, com a ” maestra” ceramista, designer de vasos, que a beleza da cerâmica artesanal é que as peças não são feitas por máquinas e era bom que cada uma dissesse isso. Autênticas e com personalidade. Como uma família: iguais, mas diferentes.

Essa experiência me fez entender que, para mim, arte faz tanto quanto a fome e a necessidade de dormir. Seja com aquarela, argila, ou cozinhando. Arte é o caminho espiritual que traz para o prumo, dilui problemas, traz insights.

Que linda loucura essa, de admirar o processo alquímico da argila, da água, do secar, das cinzas, do fogo.

A cerâmica e eu nos elegemos, uma a outra, num desafiante re-criar diário, quase incansável. Sinto um privilégio, um maravilhamento em criar objetos que vão testemunhar almoços de família, presentear autênticas histórias de amor e unir pessoas. E por esse caminho seguimos, através da arte, criando conexões.”
.
.

Cerâmicas Alice Gussoni.

Cerâmicas Alice Gussoni.

Cerâmicas Alice Gussoni
.
.

Bom gente, essas imagens são só algumas das belas cerâmicas da minha irmã, mas se você quiser ver tudo que ela está produzindo é só acompanhar pelo seu instagram: @alicegussoni.ceramica
.

A receita de hoje é também uma dessas delicias artesanais. Uma bela lasanha, tradicional no sabor, mas com a sugestão de uma montagem bem artísticas. Fizemos uma massa fresca, como essa que mostramos nesse passo a passo aqui. Mas se preferir pode usar massa fresca comprada pronta.
.
.
lasanha em formato de flor
lasanha bolonhesa receita
.
.
.

Lasanha Bolonhesa

.
.
Ingredientes

para 6 pessoas

– 500g de massa fresca (receita aqui) 
– 2 kg de tomates maduros (ou duas latas de tomates pelados)
– 500g de patinho moído
– 1 cenoura média
– 1 talo de salsão
– 1 cebola média
– 3 dentes de alho
– 1 xícara de vinho branco
– Manjericão
– 500g de mussarela
– 200g de parmesão ralado
– Sal e azeite
.
.
Preparo
Em uma panela bem aquecida com azeite, refogue a carne moída, até dourar.
Adicione a cebola e o alho. Quando estiverem também dourados, adicione a cenoura e o salsão cortados em cubos pequenos. Deixe refogando por alguns minutos e adicione o vinho, os tomates cortados em cubos e sal.
Deixe cozinhando em fogo baixo por 30 minutos, mexendo e adicionando um pouco de água se necessário.
Finalize com manjericão e reserve.Para a montagem tradicional basta ir intercalando camadas de molho bolonhesa, massa, queijo mussarela, repetidas vezes.
Para fazer em formato de rosas, nós cortamos as massas em tiras estreitas, colocando a carne moída e o queijo por cima da massa e depois enrolando, como um rocambole. Neste caso, molho de tomate deve ser despejado metade no fundo da forma, outra metade por cima das rosas, e o parmesão ralado para finalizar. Leve ao forno por 40 minutos.
Finalize com um fio de azeite e um punhado de manjericão.
.
Na vitrola, um bom italiano pra acompanhar.
.
.