receitas, saladas, vegetarianas

Descobertas, alegrias e saladas

Tem uma frase muito conhecida que diz algo tipo “a felicidade é o caminho, não o destino”. Acredito que isso é uma grande verdade para tudo na vida. De nada adianta ficar buscando sempre algo que vai dar prazer só na chegada, no resultado, no fim. A construção, o processo tem que ser divertido também.

Na cozinha não é diferente, o ato de comer é um detalhe para quem gosta do fogão: pesquisar a receita, comprar os ingredientes e preparar a comida é quase sempre mais divertido do que provar o resultado.

Neste final de semana vivi isto na prática: há muitos anos vejo de longe uma grande horta em um endereço próximo de tudo, e depois que mudei de casa o lugar ficou a 1 km de onde moro, mas a correria sempre me fez deixar para outro dia ir conhecer o local de perto.
O que me despertou a vontade de ir urgentemente foi ver a Ismália, amiga de muitos anos, chegar em um dos nossos últimos encontros com verduras lindas e frescas compradas na “fonte”, logo ali ao lado.

Sábado passado deixei a preguiça de lado e fui cedo para lá, chegando tive aquela sensação de “como demorei tanto pra vir aqui?”, aí fiquei parecendo um menino com brinquedo novo, andando pela horta, conversando com a turma que trabalha por lá, fotografando e pensando nas possibilidades de combinações com tantas verduras e legumes ali, a disposição, praticamente do lado de casa.

Nada melhor que sentir uma grande felicidade em pequenas coisas, na descoberta. Pode parecer bobagem pra quem não gosta tanto de cozinhar, mas ter a possibilidade de ver colher o que vou servir e comer me deu uma alegria enorme.

E de lá voltei para casa e fiz duas saladas muito simples mas muito saborosas. Neste dia, como diz a famosa frase, a felicidade foi o caminho.

Salada de rabanete, tomate cereja, rúcula baby e cebola roxa.
Pique em fatias finas os rabanetes e a cebola roxa. Corte em quatro partes o tomate cereja. Tempere com sal, limão, azeite e pimenta do reino moída na hora. Misture bem e coloque as folhas de rúcula sobre a salada na hora de servir.

Salada de brócolis, ervilhas tortas e vagens
De preferência, cozinhe tudo no vapor de 3 a 5 minutos (eu uso inclusive os talos e as folhas do brócolis), depois leve tudo para uma frigideira e refogue rapidamente com um fio de azeite e alho frito granulado a gosto. Para finalizar coloque vinagre balsâmico e uma pitada de sal. Sirva quente ou em temperatura natural.

Para quem está em Uberlândia e quer conhecer, o endereço é R. Maria Salvino Carvalho 52, Jardim da Colina. (34) 3238-2184.

Ir na horta me deu uma saudade danada de ficar uns dias curtindo uma fazenda, e fazenda me lembra musica sertaneja de verdade!

www.saborsonoro.com.br