coco, curry, pães, receitas

Pão de Curry e Coco

Quem acompanha meu Instagram já deve ter percebido que ando bem empolgado com a idéia de fazer pães, direto publico por lá uma nova fornada. A verdade é que não vejo a hora de chegar o final de semana pra testar uma nova receita ou aperfeiçoar alguma que já fiz.


Estou cada dia mais fascinado com o processo quase mágico da transformação de farinha, fermento e água em um alimento tão rico, não é por acaso que ele acompanha a humanidade há tanto tempo e carrega tanta simbologia.

E depois de apanhar tanto tempo do delicado processo de fermentação e proporções de ingredientes, ando mais seguro para experimentar algumas adaptações. Este pão foi um caso de uma mistura de duas outras receitas do livro Pães, da Anne Sheasby. Gostei muito do resultado, espero que vocês gostem também.

Ingredientes:
– 700g de farinha de trigo
– 150 ml de leite morno
– 250 ml de água morna
– 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 2 colheres (chá) de sal
– 50g de manteiga
– 2 colheres (sopa) de curry
– 1 colher (chá) de canela em pó
– 1 xícara (chá) bem cheia de coco ralado
– fubá para polvilhar

Preparo:
Peneire a farinha, sal, curry e canela em uma tigela, junte a manteiga, o coco e amasse. Adicione o açúcar, o fermento e misture. Faça um buraco no meio e adicione o leite e a água aos poucos, misturando até obter uma massa macia.

Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha e sove até a massa ficar elástica, coloque em uma tigela untada de óleo, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho. (45 a 90 minutos dependendo da temperatura do local).

Sove a massa novamente apenas para tirar o ar e faça dela 5 bolas. Passe todas pelo fubá como se fosse empanar a massa, faça um corte raso em formato de cruz em cada uma delas, coloque em uma forma com bastante espaço entre cada pão cubra e deixe crescer por mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho.

Preaqueça o forno a 200º, asse por 30 a 40 minutos ou até ficarem levemente dourados e soarem ocos quando bater embaixo deles.
Está pronto! Sirva com manteiga, azeite, pasta de tahine ou coalhada.

E no som, vou sugerir Filipe Catto, gaúcho que é uma das novas promessas da música brasileira. A voz afinadíssima e quase feminina me faz lembrar o grande Ney Matogrosso.

www.saborsonoro.com.br