grelhados, peixes, receitas, verão

Salmão grelhado com mango salsa e purê de batata baroa

Esses dias estava fazendo uma retrospectiva dos posts aqui do blog e comprovei uma impressão que já tinha: ando comendo menos carne vermelha.

Não que eu tenha desgostado, continuo adorando uma carne cozida por muuuito tempo e não recuso um convite para uma boa churrascaria.
Para tristeza da minha irmã, estou longe de virar um vegetariano, então acho que é só um ajuste natural e necessário para uma alimentação mais correta.
E pra reforçar essa conclusão, aí vai mais uma receita de peixe grelhado.
Em casa gostamos muito de salmão, tilápia e surubim, mas fique a vontade para substituir por alguma opção de sua preferência.
Só não deixe de experimentar esse molho divino, aprendi a fazer o mango salsa com o Victor no dia que ele preparou esse prato, impressionante como poucos ingredientes podem fazer tanta diferença!

 

Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

Grelhado
– 4 filés de salmão (+-200g cada)
– shoyu a gosto
– azeite a gosto
– sal a gostoMango salsa
– 1 manga pequena (ideal que ela esteja madura, mas firme, aqui a gente chama “de vez” rs)
– 1 pimenta dedo de moça
– suco de 1 limão
– sal
– salsinha e cebolinha a gosto (eu gosto de colocar coentro também)

Purê
– 300g de batata salsa/mandioquinha/batata baroa
– 200g de batata comum
– 250 ml de leite de coco
– 2 dentes de alho
– 2 colheres (sopa) manteiga

Preparo:

Purê
Em uma panela de água fervente com uma pitada de sal cozinhe as batatas descascadas e picadas até que fiquem bem macias.
Escorra a água, acrescente o leite de coco, os dentes de alho a manteiga e bata com um mixer ou no liquidificador até chegar na consistência desejada, acrescente água se necessário.
Corrija o sal e reserve.

Mango Salsa
Descasque a manga e pique em cubos bem pequenos.
Retire as sementes da pimenta e corte o mais fino que puder.
Acrescente o suco do limão, as ervas bem picadas e o sal.
Misture e reserve.

Salmão
Acrescente o shoyu, sal e azeite e deixe marinar por 5 minutos.
Em uma frigideira antiaderente bem quente grelhe os filés. Evite ficar mexendo, o ideal é virar só uma vez com muito cuidado, assim o risco dele desmanchar é menor.

Agora é só montar. Eu gosto da brincadeira de colocar o purê em uma cumbuca ou tigela pequena dentro do prato. Aí é só colocar o mango salsa sobre o filé e acrescentar algumas folhas. Bom apetite!

E para acompanhar, vou indicar uma banda que escutei muito no fim dos 90 e que agora volta com um novo disco bem bacana: Matchbox Twenty.

www.saborsonoro.com.br