alice, eventos, receitas, vegetarianas, vegetariano

A cozinha da Alice #31 – Menu Veg

Ainda sou aluna, e acho que vou ser eternamente. Mas, de vez em quando, me atrevo a dar aulas pra passar pra frente as coisas que aprendi até agora. Especialmente massas e comidas vegetarianas. Na verdade, mais parece um vício esse. Basta alguém me perguntar se naquele prato vai queijo: quando percebo, lá estou explicando a receita toda, pela segunda vez, sem ninguém ter me perguntado.

O último workshop foi um menu vegetariano, com gulodices e delícias cheias de saúde. Fiquei encantada com as alunas que, além da paixão pela culinária, também tinham uma lista quilométrica de afinidades …então, mais que alunas, são amigas. Um beijo no coração de cada uma!
Fizemos salada de maçã e repolho, abóbora assada com queijos, macarrão com molho de limão e tomatinho cereja, um quibe incrível com uma receita super versátil que dá pra inspirar outras 100. Pra finalizar, um tiramisu de preguiçoso.
A salada é muito prática: basta cortar fatias finas de maçã e repolho, intercalar cada um deles colocando uma colherada de cotagge, uma ervinha de sua preferência e uma pitadinha de sal.
Para fazer essa abóbora, misture vários queijos da sua preferência (usei ricota, muçarela, gorgonzola em proporções iguais), coloque dentro de uma abóbora que foi pré-assada por 30 minutos em forno alto, e volte pro forno mais uns 20 minutos pra derreter os queijos.
A sobremesa é surpresa porque vai ser assunto pra outro dia.

 

O quibe foi a parte mais divertida, porque cada um criou uma combinação diferente. No final, experimentamos 10 versões deliciosas – teve até votação (o meu perdeu feio!). A receita já apareceu aqui no blog com algumas variações, mas vou colocá-la novamente, com algumas sugestões de substituições, seja pra massa, como para o recheio:
Rocambole de trigo
6 porções
 
Ingredientes
– 250g de trigo para quibe
– 3 berinjelas grandes
– 30g funghi secchi (opcional)
– 1 cebola pequena
– 1 caldo de legumes
– 4 colheres (sopa) shoyo
– 2 colheres (sopa) farinha
– 1 ovo
– azeite e sal

– semente de girassol

Recheio
– 200 g cogumelos refogados
– 1 maço de manjericão italiano
– castanha do Pará picada
Preparo
 
Hidrate o trigo em 1 litro de água por 30 minutos. Escorra toda a água em um escorredor ou dentro de um pano de prato, tente deixar o mais seco possível. Descasque a berinjela e corte em cubinhos pequenos. Salpique um pouco de sal e deixe por 15 a 20 minutos. Em um escorredor, lave-as e esprema bem para sair toda a água. Isso faz com que não fique amarga. Refogue a cebola no azeite até dourar, adicione o funghi e as berinjelas, o shoyo, caldo de legumes, meia xícara de água, até dourar a berinjela e hidratar bem o funghi, então, acrescente o trigo e a farinha. Misture bem até dar liga. É fácil perceber, porque vai soltando da panela e virando uma massa. Depois de desligado, misture um ovo.
Estique essa massa sobre um pedaço de papel alumínio, espalhe o recheio e enrole, como um rocambole. O papel alumínio ajuda a dar firmeza e a não quebrar a massa.
Coloque o rocambole em um assadeira untada e salpique semente de girassol. Leve ao forno alto até dourar.
1001 variações
Substitua!
Já testei com muitos ingredientes no lugar da berinjela, assim como recheios e formatos diferentes. Essa receita também pode virar almôndegas, quibe assado ou frito, hambúrguer e bolo de “carne”,
Substituições possíveis: batata, inhame, abóbora, grão de bico, lentilha, arroz, ricota. Tudo deve estar bem cozido e em forma de purê. Dessa forma, não precisa ser refogado, basta misturar ao trigo já hidratado. A quantidade é sempre no “olhometro”, mas, pra simplifica, imagino colocar a mesma quantidade de purê e de trigo já hidratado e escorrido. 
 
Recheios
Se as opções de substituições são grandes, as de recheios são infinitas! Viaje e invente suas preferidas, mas caso precise, seguem algumas sugestões:
– gorgonzola e ricota
– tomate, palmito e muçarela de búfala com manjericão
– tofu defumado (combina lindamente com lentilha)
– cogumelos refogados na manteiga e salsinha
– nozes com ricota e alcaparra
– brócolis no alho
– tomate seco com queijo
– amêndoas tostadas e legumes
– cambotiá em cubinhos com sálvia e manteiga
– espinafre
 
Para acompanhar, dois lindos vegetarianos que adoro: 

www.saborsonoro.com.br