na estrada, paris, viagens

Na Estrada: Paris – 1º parte

Bom, lá se foram minhas férias, poucos dias muito bem aproveitados.
Se tem uma coisa que adoramos fazer é viajar, mas somando o tempo que ficamos “grávidos” e o nascimento do Luca, tivemos que nos conter em relação as grandes distâncias por um bom tempo.
Mas no começo do ano a vontade ficou maior do que qualquer coisa, então nos planejamos, arrumamos as malas e partimos (eu, Carol, Luca, minha irmã e minha mãe) para o nosso roteiro: Paris e Londres.

Como o blog é (principalmente) sobre gastronomia, e como não fiz um roteiro tradicional, vou me conter e fazer um relato dos comes e bebes. E para não fazer um post infinito, vou dividir a viagem em partes. Começo então aqui, pelos dois primeiros dias.

Primeiro dia: um alô para a torre.
Já conhecíamos a cidade, e para ter uma experiência diferente, alugamos um pequeno apartamento, no 7º arrondissiment, bem perto da Torre Eiffel.
Nosso projeto de cozinhar em casa e tentar viver a cidade de uma forma menos “turística” começou muito bem: a localização do apartamento foi uma ótima surpresa, sabíamos que a região era bacana, mas não imaginávamos que no nosso quarteirão teríamos supermercado, açougue, padaria etc, etc..

Compramos vinho e queijos para esquentar as turbinas e como já era tarde, fomos a pé até a Torre Eiffel, só para dar um alô para o principal monumento da cidade. Mas a comida sempre está na programação, então já encaramos um crepe doce na Carrousel Gourmand, nada espetacular,  mas valeu pelo momento.

Na volta paramos em um Café para fechar a noite, chocolate para as meninas e a última taça de vinho pra mim. 🙂

Segundo dia:  Montmartre, lojas de babar e um belo jantar.
Quando acordei a Carol já tinha organizado o nosso primeiro café da manhã: croissants, palmiers, cerejas… começamos o dia muito bem!

Depois de uma bela caminhada por Montmartre e uma visita obrigatória da Sacré Coeur, almoçamos em um pequeno restaurante chamado Chez Marie, com uma comidinha honesta, bom atendimento e menu bem barato: pagamos 12 euros com entrada, prato principal e sobremesa.
O destaque aqui foi para o boeuf bourguignon, a carne estava desmanchando de tão macia e o tempero estava delicioso!

A próxima parada foi na estação de Metro de Madeleine, fomos conhecer duas lojas de alimentos e bebidas sofisticadas que são a perdição de qualquer gourmet: a Fauchon e a Hediard. Tudo lindo e delicioso, mas com preços bem salgados.

Voltando para o apê, uma parada no supermercado para comprar os ingredientes da janta. E o que chama a atenção são os preços dos vinhos e queijos, muito mais acessíveis do que os nossos. Sobre frutas, verduras e legumes a coisa é mais séria,  é impressionante a qualidade dos horti frutis, dá impressão que a gente só fica com o pior por aqui. 🙁

Os pratos
Aqui é bom fazer uma observação importante: quem colocou a mão na massa, de verdade, foi minha irmã, o bonitão aqui ficou só no palpite, no vinho e na foto..rsrs. Amanhã publico as receitas.

www.saborsonoro.com.br