doces, receitas, sobremesas

Meu Panforte

De vez em quando, parece que algumas receitas me perseguem. É mais ou menos assim: você entra em um blog, lá está ela, você abre uma revista, ela aparece de novo, você liga a televisão, lá está o Chef fazendo. Com o Panforte aconteceu isso.

 Esse doce tipicamente toscano tem dezenas de receitas e algumas versões diferentes para sua origem, para os mais curiosos, vale visitar o artigo na Wikipedia.

Grande parte das receitas usam a folha de arroz, que não encontro por aqui, e também frutas cristalizadas, que não usei porque a Carol não é muito fã.
A receita que me inspirou foi a do Gourmandise, um blog muito bacana que visito sempre. Mas antes de você colocar a mão na massa, aí vão dois avisos importantes:
– Gosta de sobremesas com aquele “fundinho” cítrico e de especiarias? Esta receita é para você. O sabor é bem característico em vários doces italianos.
– Não segui a receita a risca e acho que cometi algum erro nas proporções, muitas receitas que li falam de uma textura parecida com a do Torrone, a minha ficou mais firme, lembrou mais a consistência de um pé de moleque. Penso que um pouco mais de mel, mais chocolate e menos tempo no forno pode resolver isso.

Apesar de ter ficado mais firme do que imaginava, adorei o sabor! É perfeito para acompanhar um cafezinho ou um vinho do Porto. Bom apetite!
Ingredientes: 
-150g de avelãs
– 150g de amêndoas (usei sem casca) 
– 150g de nozes
– 180g de figo seco
– 40g de casca de limão cristalizada
– 120g de açúcar
– 120g de chocolate amargo
– 100g de farinha
– 200ml de mel
– 1/2 colher de chá de pimenta Jamaica moída
– 1/2 colher de chá cravo moído
– 1/2 colher de chá de noz moscada em pó
– 1 colher de chá de canela em pó
Preparo:
Misture as nozes, amêndoas, avelãs, farinha, especiarias e o figo picado.

Misture o açúcar no mel e leve ao fogo, até dissolver. Quando começar a ferver retire imediatamente do fogo e adicione o chocolate picado misturando bem até dissolver e acrescente aos ingredientes secos, misturando novamente até virar uma massa homogênea e consistente.
Asse à 160ºC por 20 minutos em uma forma antiaderente ou cubra uma forma convencional com papel manteiga. Desenforme depois de esfriar e corte em pequenas fatias.

Para acompanhar, vou sugerir uma performance ao vivo que o grande Sting fez na Toscana em 2001. 
www.saborsonoro.com.br