receitas, risotos, vegetarianas

Risoto de Carbernet com pesto de couve


Aqui está um exemplo de como o nome dos pratos podem nos impressionar, intimidar ou encarecer a refeição.
A verdade é que poderíamos chamá-lo de “risoto do que temos na geladeira”, afinal, não é difícil ter vinho, couve (ou manjericão, ou rúcula, ou espinafre…), azeite, alho e algo pra dar uma decorada.
Pra variar, minha irmã e meu cunhado fizeram todo o trabalho pesado, a única coisa que sugeri foi fazer o pesto de couve.

 Nem o risoto nem o pesto seguiram suas receitas clássicas, mas funcionou muito bem, então, abra sua geladeira com outros olhos e descubra várias possibilidades e combinações. Só não vale ingrediente vencido…rsrs

Ingredientes:
(4-5 pessoas)
– 6 xícaras (café) de arroz arbóreo
– 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
– 2 colheres (sopa) cebola ralada
– 1 dente de alho
– 1 copo de vinho tinto seco Cabernet Sauvignon
– 2 envelopes de tempero completo (aquele feito com amor..rsrs)
– água quente
– sal a gosto

Pesto de couve:
– 2 maços de couve
– 1 xícara de azeite
– 2 colheres de manteiga
– 1 dente de alho crú
– sal a gosto

Preparando o risoto, nas palavras da minha querida Sorella:
“Refogue a cebola e o alho na manteiga e adicione o arroz em seguida. Deixe dourar por uns 10 a 15 minutos mexendo o tempo todo.
Coloque o tempero e adicione aos poucos o vinho e a água, mexendo bem. Como diz um amigo de Milão, o segredo do risoto é o “óleo de cotovelo”, então quanto mais mexer, mais o arroz solta o amido que vai fazer aquele caldo encorpado.
O ponto é sempre al dente, então a quantidade de água e o tempo de cozimento vai depender do arroz e do seu fogão. Depois de 15 a 20 minutos, experimente pra ver se o ponto está bom. Nunca deixe ficar completamente seco.
Tem um outro segredinho que se usa no final. Amantecare il risotto é colocar no final uma colher de manteiga e duas colheres de parmesão ralado, e servir imediatamente. Não pode deixar secar o caldinho.”Prepare o pesto:
Refogar brevemente a couve sem tempero. Colocar todos os ingredientes num processador. Está pronto para servir.
Decoramos os pratos com broto de alfafa, mas vale manjericão, tomilho, alecrim…

Pra variar um pouco, não vou sugerir uma música, mas um site muito bacana indicado pelo meu pai com vários canais de rádio online: Accuradio. Ando escutando o canal de Chill muito bacana!

www.saborsonoro.com.br