alice, entradas, receitas, vegetarianas

Na cozinha da Alice #3 – Rocambole de mussarela de búfala


Acho muito difícil essa coisa de discutir sobre vegetarianismo. Uma polêmica cheia de motivos tão delicados e argumentos muito, muito pessoais. Compaixão pelos animais. Consciência ecológica. Saúde. Religião…Até mesmo o desmatamento da Amazônia pode entrar na lista.
Quem defende arduamente a vida sem comer carne sempre tem que escutar frases do tipo: “Ué, mas então alface não tem sentimento?” ou ” se você não o tivesse comido esse ovo, ele teria virado uma galinha um dia”… ou ” você vai acabar ficando doente”… ou “mas peixe pode, né?” Eu poderia citar uma longa lista de frases que deixam os vegetarianos descabelados. Você conhece alguma?

Episódios incríveis acontecem quando somos convidados pro almoço… Arroz com frango desfiado, feijão com linguiça, farofa com bacon, carne assada, frita, crua e os anfitriões te olham com cara de dó e dizem:
– Coitadinha… e a Alice?
– Ué…Vamos fazer uma salada!
 
Pior é quando te oferecem uma torta de atum… “porque torta de carne ela não pode”!E a gente fica se sentindo um incômodo, por dar tanto trabalho pra quem recebe a gente com tanto carinho…
Enfim… importante é respeitar a opção de cada um. Se alguém não gosta de jiló ninguém sai por ai tirando sarro, né? Então, se alguém não gosta de carne, não faz sentido tratá-lo como um alienígena. Apesar de estar cada dia mais convencida de que somos realmente de um outro planeta.
 
Quer ver como não é difícil contentar vegetarianos? ( E aos não-vegetarianos?) Essa receita fica pronta em 20 minutos e é tão gostosa que desaparece da mesa em 10 minutos.


Ingredientes
– 1 folha de mussarela de búfala
– prato cheio de rúcula
– 2 colheres (sopa) creme de ricota
– sal e azeite
– 4 ou 5 palmitos
– ervas frescas e gergelim preto

Corte a folha de mussarela em duas partes, reserve.  Prepare a pasta, batendo no processador a rúcula, o creme de ricota, sal e azeite.
Distribua a pasta de rúcula em cada uma das fatias de mussarela, coloque os palmitos logo nas bordas das folhas e enrole, como um rocambole.
Depois de enrolado, salpique por cima as ervas e o gergelim e corte em fatias.

Pra acompanhar, um delicioso amor sofrido francês com Cour de Pirate
www.saborsonoro.com.br