alice, saladas, vegetarianas

Na cozinha da Alice # 5 – Salada em folhas

Entre os vegetarianos existe uma complexa escalafobética problemática linguística.
Denomina-se “vegetarianos” os que não consomem carne de nenhum tipo (nem peixe, viu!). “Veganos” não consomem nada de origem animal, como o mel por exemplo, nem usam couro ou produtos testados em animais. Existem os “ovo-lacto-vegetarianos”, os “lacto-vegetarianos”, os “crudívoros”, os “frugívoros” e até mesmo os “freeganos” (?!?!?!) Socorro!!!
A Sociedade Vegetariana Brasileira menciona até mesmo os semivegetarianos, aqueles que são nossos simpatizantes e comem carne menos de três vezes na semana. Presunto é carne, viu gente! Se não tá todo mundo adepto né?
Bom… só mesmo por curiosidade.


Hoje vou com uma receitinha leve, porque andamos de feriados, aniversários e comemorações até as tampas!!! Graças a Deus…Mas todo mundo de dieta!

A graça é mesmo a apresentação e o molhinho, que pode ser usado em tudo (só falta eu comer puro com colher, como aquelas gulodices estranhas de assalto a geladeira da Nigella).

Ingredientes
Salada
– 1 pacote de pão folha
– 1 maço de alface
– 1 maço de rúcula

Molho
– 1 dente de alho
– sal e ervas
– 1/2 xícara de azeite
– 1/2 xícara  de leite
– óleo quanto basta
– suco de 1 limão

Preparo
Lave e seque bem as folhas. Faça camadas alternando o pão folha, alface e rúcula, finalizando com o pão folha. Se quiser, pode usar outras folhas e tomates fatiados bem fininhos. Corte porções quadradas de mais ou menos 4 dedos e cubra com um pano úmido para não secar e deformar o pão. Reserve. O molho é como uma maionese. Você coloca no liquidificador o alho, limão, sal, ervas, azeite, leite e bata alguns segundos. Depois abra aquela pequena parte da tampa do liquidificador e deixe um fio de óleo caindo com o liquidificador ligado até o creme ficar com consistência de maionese. Ecco fatto!!!! Pode ser guardado na geladeira por uns dias e ser usado em tudo, tudo mesmo.


Para acompanhar Marcelo Jeneci – Pra sonhar

www.saborsonoro.com.br