aves, frango, massas, receitas, saladas

Espetinhos de frango e salada de risoni

Você que lê este blog e só vê as fotos, deve pensar que sou um rapaz organizado, já que quase todas as imagens são de pratos finalizados ou detalhes de ingredientes.
Ledo engano: sou do estilo “Demônio da Tazmânia” de cozinhar, vou deixando bagunça por onde passo e consigo ocupar todas as bancadas em questão de minutos. Sem falar do hábito de deixar todo o preparo para o momento de servir…
Estou tentando, de verdade, melhorar neste quesito, e nada melhor do que uma visita especial para fazer a gente planejar melhor uma jornada na cozinha.


No último sábado recebi a turma do Café na Balada, um programa de TV aqui de Uberlândia para preparar três receitas. Como foi a primeira vez que filmaram na minha cozinha fiz questão de organizar tudo na véspera (com uma super ajuda da esposa, claro) e deixei o que era possível pronto para preparar os pratos o mais rápido possível na hora da gravação.
A experiência foi muito bacana, não tenho a desenvoltura da minha amiga Maria (que em breve está com uma série nova no ChefTv), mas percebi como foi importante planejar tudo antes. Com certeza vou adotar este hábito daqui pra frente. 😉

E falando dos pratos, olha aí o que aprontei:
Fiz um espetinho de frango com tandoori (mistura que leva alho, coentro, mostarda, cominho, pimenta, gengibre, etc…) tempero que só costumo achar em SP, mas sugiro uma alternativa na receita caso você não encontre por aí.
Uma salada de risoni (aquele macarrão que parece um grão de arroz) leve e refrescante, por isso o iogurte e o hortelã funcionam bem na mistura.
Para sobremesa fiz um cheesecake rápido que sempre preparo, essa receita publiquei aqui. Desta vez montei em forminhas individuais, ficou bem bacana!

Gostei muito da combinação de sabores e acho que você pode arriscar essa sequência no almoço do próximo sábado, que tal?


Espetinhos de Frango
– 1kg de frango cortado em cubos
– 1 colher (sopa) de Tandori (uma alternativa é trocar por uma colher de sopa de curry e uma de chá de canela em pó)
– 1 colher (sopa) de mel
– 2 colheres de shoyu
– 1 colher (chá) de óleo de gergelim
– sal a gosto
– gergelim
– Molho Tarê para finalizar (é opcional e comprei pronto em um mercado japonês, aqui tem a receita)

Salada de Risoni
– 200g de massa tipo Risoni
– 1 potinho de iogurte natural
– 1 colher de mostarda tipo Dijon
– 1 xícara bem cheia de tomate cereja picado em cubinhos
– hortelã e salsinha a gosto
– sal e azeite a gosto
– pimenta do reino moída na hora

Preparo:

Espetos 
Tempere os cubos de frango com todos os ingredientes menos o gergelim. Deixe marinando pelo menos uma hora, mas se conseguir preparar na noite anterior, melhor ainda.
Depois monte os espetos, passe pelo gergelim com se estivesse empanando o frango. Você pode assar na churrasqueira ou grelhar em uma frigideira anti aderente.

Risoni
Cozinhe o Risoni em água fervente pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente. Escorra e passe pela água fria para interromper o cozimento.
Misture a masssa aos outros ingredientes da receita. Reserve na geladeira até a hora de servir.

Estava na vibe David Gray neste dia, então vou indicar o cara pra acompanhar…

www.saborsonoro.com.br