alice, macarrão, receitas, vegetarianas

Na cozinha da Alice #13 – Massa com molho de nozes torradas

Falei recentemente sobre o livro Mil dias em Veneza. É amor, refogado em óleo de amor, temperado com ervas do quintal do amor. Uma chef/escritora americana vai pela zilhézima vez à Veneza para fazer uma matéria sobre restaurantes e conhece um homem incrível com os olhos cor de mirtilo. Faz um monte de amigos culinaristas, descobre mil receitas deliciosas e, como se não bastasse, se casa praticamente numa gôndola ao por do sol, ao som de pássaros e violinos. Poverina!… Podem me chamar de louca, mas não achei o livro doce demais. Mesmo assim, pode-se dizer que é um romance culinário. Posso também afirmar que morri de achar lindo e agora sonho com Veneza todos os dias e, de tão inspirada (e saudosa), engordei mais 3 ou 4 quilos de tanto comer macarrão.

No final do livro ela escreve todas as receitas mencionadas na história, além de roteiros em Veneza para se fazer a dois. A segunda parte ainda não deu, mas as receitas já testei várias e essa aqui é… bem… experimente!

Molho de nozes torradas
Ingredientes

– 1 1/2 xícara de nozes
– 1/2 colher de chá de canela em pó
– 1/2 colher de chá de noz moscada ralada
– sal
– pimenta do reino moida
– 1/4 de xícara de azeite
– 1/4 de xícara de creme de leite
– 1/4 de xícara de vinho branco tipo Vin Santo (eu usei tinto Casillero del Diablo)

Preparo
Em uma frigideira anti-aderente, torre levemente as nozes por uns 10 minutos. Em seguida, triture no processador. Não moa demais, para sentir alguns grãos maiores e crocantes. Acrescente todos os outros ingredientes e processe só mais um pouco para misturar.
Você pode misturá-lo na massa já cozida, ou pode usá-lo para gratinar verduras. Eu experimentei com acelga gratinada e achei delicioso!

Então…

” Quando a Lua chega aos seus olhos, é grande como uma pizza 
Isso é amor
 Quando o mundo brilha como se você tivesse bebido vinho demais 
Isso é amor”

Para acompanhar nada mais perfeito que Dean Martin com “That´s Amore”.

www.saborsonoro.com.br