horta em casa, receitas, saladas, vegetarianas

Uma salada e pensamentos sobre ter uma (pequena) horta

Dia desses fui ao Leroy Merlin e me deparei com aqueles tradicionais displays de saquinhos de sementes. Eles olharam pra mim, eu olhei pra eles e pensei: sempre plantei ervas de tempero, por que não hortaliças e legumes?

Vasos e sementes comprados, foi só esperar o fim de semana pra colocar a mão na terra. Trabalho sujo, mas nobre e super terapêutico.
Chamei o Luca pra ajudar e 20 minutos depois tinha uma mini horta prontinha.
Acho que ainda não fizeram 30 dias que plantei, já comi rabanetes, alface e logo vem a chicória e o pimentão.
Alface, hortelã, chicória e tomilho: na mão para usar quando quiser.
Não vou ficar aqui pregando os diversos benefícios dos orgânicos, isso você já está (ou deveria estar) cansado de saber. Também não vou transformar minha casa em uma fazenda urbana, mas daqui pra frente com certeza continuarei a cultivar minha hortinha e farei o possível pra incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, o prazer de comer o que você cultivou extrapola a questão do “saudável”, vai por mim 😉
O processo é simples assim: comprei jardineiras plásticas de 50 x 20 cm, os saquinhos de semente já trazem as informações básicas de plantio (época ideal, espaçamento, etc); a terra preparada você encontra em qualquer viveiro de plantas. Aí não tem segredo, é só seguir as instruções, regar e esperar a hora de colher.
Não sei se foi sorte, mas nenhuma praga atacou minhas plantas, então o único trabalho que tive foi regá-las, mas na internet você encontra várias dica de como usar defensivos caseiros bem eficientes, caso alguns bichos inconvenientes apareçam.
Ah, antes de você dizer que não tem espaço, clique aqui e veja a quantidade de soluções criativas para cultivar sua horta até em latinhas de chá.
Tá vendo? Não tem desculpa pra você não começar a sua já. Mãos a obra! 🙂

Para inaugurar a colheita, fizemos uma salada bem simples mas muito saborosa com folhas de alface, agrião, tomatinhos e uvas. Para acompanhar a salada um frango assado. Adoro essa combinação!

E no som, para combinar com a salada e com esse calor, vamos com a refrescante interpretação de Mariana Aydar para Deixa o Verão dos Los Hermanos

www.saborsonoro.com.br