peixes, quaresma, receitas, salmão, semana santa

Salmão grelhado ao molho de laranja

Quando chegamos na casa onde moramos hoje não haviam vizinhos muito próximos a nós, só depois de um ano eles começaram a chegar e aí nossa rua ficou bem mais divertida.
Para o Luca então é só alegria: a porta fica sempre aberta e a casa está sempre animada e cheia de crianças.


Para nós também, tivemos a sorte de ter a nossa volta ótimos companheiros de conversa, corrida e claro, de comes e bebes.

Conversas na calçada, pratos e ingredientes atravessando a rua ou passando por cima do muro…
As vezes tenho aquela sensação boa de que voltamos para um tempo onde isso era rotina, e não como hoje onde as pessoas não sabem o nome de quem mora ao lado.

É claro que você pode não ter a mesma sorte, seu vizinho não faz cara de quem quer alguma intimidade ou você mal fica em casa e quando chega só quer saber de paz e privacidade.
Mas você já pensou que não fazendo esforço nenhum para conhecer quem mora ao lado, pode estar perdendo a chance de conhecer pessoas que tem gostos e costumes muito parecidos com os seus? Que você pode estar perdendo a oportunidade de conhecer pessoas e fazer novas amizades?

Então não deixe de falar um “boa noite” mais animado ou tentar puxar algum assunto no próximo encontro no elevador ou na porta de casa, ok? 😉

Mas se você está perguntando o que isso tem a ver com a receita do Salmão, é porque ela foi feita pelo meu vizinho Marcelo, que como eu treina suas habilidades culinárias nos finais de semana, e manda muito bem!

Ingredientes:
– 4 filés de salmão
– suco de 1 limão
– 4 batatas médias
– 1 lata de tomate pelado (400g)
– 1 xícara (chá) de ervilhas
– 3 colheres (sopa) de alcaparras
– sal e pimenta do reino a gosto
– suco de 1 laranja
– sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Tempere o salmão com suco de limão, sal e a pimenta do reino. Grelhe em uma frigideira com um fio de azeite por 3 minutos. Reserve.
Cozinhe as batatas descascadas e fatiadas em água até ficarem al dente. Escorra.
Hora de montar: em uma refratária espalhe um pouco de azeite, coloque as fatias de batata e sobre elas o salmão, acrescente as ervilhas e as alcaparras e cubra tudo com o molho de tomate pelado.
Leve ao forno preaquecido a 220º por 15 minutos, acrescente o suco de laranja e deixe mais 5 minutos no forno. Aí é só servir, bom apetite!

No som, vai um Almir Sater em homenagem aos meus vizinhos, que adoram um som de raiz 😉

www.saborsonoro.com.br