chocolate, doces, morango, receitas, sobremesas, sorvete

Tortinhas de chocolate ou novas formas de servir a mesma receita


Penso que precisaria ter sete vidas para experimentar tudo que gostaria de comer, todos os ingredientes que gostaria de combinar e todas técnicas que gostaria de aprender.


A cozinha molecular difundida pelo grande Adriá leva o conceito da experiência ao extremo, e agora com essa nova série do Fantástico, Mago da Cozinha, penso que a curiosidade e a popularidade sobre as alquimias possíveis em uma cozinha vão ser ainda maiores.

Ok, são poucos que vão ter a curiosidade de aprender técnicas de esferificação ou ter orçamento para comprar um Termocirculador, na minha opinião não interessa, o importante é que as pessoas percebam quantas possibilidades temos para combinar e apresentar a nossa comida de todo dia.
E diferente de muita gente que deve pensar que o Fantástico vai “orkutizar” as técnicas culinárias mais sofisticadas, acho fantástica qualquer iniciativa que desmistifique os segredos da cozinha.

Mas como eu não tenho termocirculador nem “esferifico” nada, já fico muito feliz em conseguir outras apresentações de receitas que já fiz, ou de mudar um pouco a cara de pratos tradicionais, e essa sugestão de hoje nada mais é do que esta Torta de Chocolate Trufado que desta vez aparece em porções individuais e acompanhada de sorvete de creme, morango e um vinagre balsâmico reduzido.
Além de ganhar um ar mais sofisticado, a combinação com os outros ingredientes é super harmoniosa. 

Dicas importante: 
– Sempre faça algumas unidades a mais porque a massa pode quebrar enquanto estiver assando e não ficar com a apresentação tão bacana. Se tudo correr bem vão sobrar tortinhas que você pode guardar assadas na geladeira por até dois dias e esquentar no microondas novamente.
– Sirva a tortinha quente, porque assim que você der a primeira colherada o chocolate vai derramar quentinho no seu prato e fazer aquela mistura deliciosa com os morangos e o sorvete 😉

Ingredientes:
(rende de 6 a 10 porções individuais, dependendo do tamanho das tortinhas)

Massa
– 250 g de farinha de trigo
– 90 g de açúcar refinado
– 130 g de manteiga sem sal
– 1 gema de ovo
– +- 30 ml de água gelada (2 colheres de sopa)

Recheio
– 300 g de chocolate meio amargo
– 90 g de manteiga sem sal
– 3 ovos inteiros ligeiramente batidos
– 1 lata de creme de leite sem o soro
– 50 g de açúcar refinado
– 1 col de chá de essência de baunilha

Preparo:  
Massa
Misture a farinha e o açúcar em uma tigela, junte a manteiga gelada cortada em cubinhos e com as pontas dos dedos vá dissolvendo a manteiga delicadamente, até obter uma espécie de “farofa”.
Junte à farofa a gema de ovo e parte da água até a massa ficar homogênea. 
Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora. 

Hora de fazer os copinhos de massa: use refratários pequenos, forminhas de muffins ou até xícaras, não precisa untar. Cubra todo o interior das forminhas, pressionando bem no fundo e nas laterais e refrigere por mais 15 minutos.

Asse em forno aquecido a 200ºC por 15 minutos até que a massa esteja cozida mas ainda sem dourar. Retire do forno e deixe esfriar ligeiramente.

Recheio
Derreta o chocolate com a manteiga no microondas e deixe esfriar por 10 minutos.
Misture os ovos ligeiramente batidos, o creme de leite, o açúcar, e a essência.

Hora de juntar as duas partes: desenforme as massas e preencha cada uma com o chocolate, leve ao forno à 190ºC por cerca de 20 de minutos. Fique atento, a superfície tem que criar uma pequena crosta mas o interior dever permanecer molhado, liquido.

Sirva imediatamente com uma bola de sorvete de creme, morangos picados, decore com calda de caramelo, chocolate ou vinagre balsâmico reduzido. Bom apetite! 

E no som, vamos de Regina Spektor, que lançou um disco novo bem bacana no mês passado.


www.saborsonoro.com.br