carnes, massas, pães, receitas

Piadina, um pão perfeito para lanches e beliscos

IMG_4532

Adoro fazer pães, mas eles quase sempre ficam reservados para o fim de semana, já que normalmente precisam de mais tempo de preparo.
Mas folheando o livro Buon Appetito, encontrei essa receita e corri para testá-la, já que só pede 30 minutos de descanso para a massa, além de ser grelhada na frigideira em menos de 5 minutinhos. Isso mesmo, nada de forno.

A Piadina é um pão tradicional italiano da região da Emilia Romagna, lá existem até as “piadinerie”, quiosques que a vendem como lanches, normalmente recheados com carnes curadas, queijos e legumes.

No meu lanche usei presunto parma, folhas e ricota, mas as combinações de recheio são infinitas! Use sua criatividade e coloque seus ingredientes preferidos.
Outro uso interessante é como acompanhamento de beliscos, antipastos e patês, cortando em pedaços menores.

O preparo é bem simples, só tenho uma dica: abra a massa bem fininha para ter um pão mais delicado e crocante.

Então vamos à receita!

Ingredientes:
(rendem 8 pães de + ou – 25 cm)

– 400g de farinha de trigo
– 10g de fermento biológico seco
– 225 ml de água
– 40g de manteiga (na original usam banha)
– 1 colher (chá) de sal

IMG_4531
Preparo:
Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma superfície limpa ou tigela grande. Abra espaço no meio e coloque a manteiga em temperatura ambiente. Acrescente água aos poucos e misture até formar uma massa lisa. Sove por mais 5 minutos. Deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de tamanho.

Sove rapidamente a massa para tirar o ar e divida em 8 porções. Abra cada porção em discos bem finos, enfarinhando bem para não grudar. Aqueça uma frigideira grande e cozinhe os discos por aproximadamente 2 minutos de cada lado.
Agora é colocar seu recheio preferido, dobrar ao meio e pronto. Buon appetito!

E no som vou sugerir uns caras que gosto muito: The Wood Brothers