aves, carnes, entradas, receitas, saladas, sobremesas

Um toque de festa nas receitas do dia a dia

Talvez uma das coisas que mais me encantam na gastronomia é a possibilidade de transformar pratos com apresentações diferentes ou pequenas variações de ingredientes. Ainda mais se esses toques mudam a carinha dos nossos pratos do dia a dia, aqueles com receitas simples que normalmente não valorizamos.

Pensando nisso montei o cardápio da minha “palestra” na Temporada Gourmet do Center Shopping, evento muito bacana que acontece aqui em Uberlândia e que tenho a honra de participar pelo terceiro ano consecutivo.
O nome da palestra foi justamente o título deste post: Um toque de festa nas receitas do dia a dia, algo que tento fazer sempre que posso nas refeições que preparo.

Assim fiz questão de pensar em uma salada com alface, tomate e frango para entrada, um prato principal com carne moída e uma sobremesa com doce de leite. Ingredientes simples, democráticos e sempre presentes nas nossas mesas. Aí o desafio foi dar algum toque na apresentação e nos ingredientes. Sem complicar ou encarecer as receitas.

E aqui compartilho com vocês o resultado, assim espero não só que reproduzam o que sugeri aqui, mas pensem também em como tirar nossa culinária do dia a dia – tão rica e saborosa, mas as vezes descuidada – da rotina e da repetição.
Aguardo sugestões nos comentários 😉

 

Pra começar mostrei que até com batata chips de saquinho da pra melhorar a apresentação.
Pra incrementar fiz um molho de iogurte natural com mostarda e mel pra acompanhar,  além de tirar da embalagem e fazer uma pilha sobre uma pequena tábua e colocar o molho em um copinho.

Salada de alface, tomate, frango grelhado e molho de abacate.

O diferente aqui é a apresentação e o molho de abacate, esse ingrediente que finalmente vai deixando de ser lembrado só para as vitaminas no café da manhã.
Não deixe de experimentar essa fruta em saladas, combinada com frango ou nessa receita com camarão.

Ingredientes sugeridos:

– abacate
– suco de limão
– azeite
– tomate cereja
– sal e pimenta do reino a gosto

 

Preparo:

Para fazer o molho bata o abacate com um fio de azeite e suco de limão, sal e pimenta do reino em um liquidificador ou mixer.
A quantidade você pode variar de acordo com o quanto do sabor de azeite e acidez do limão você preferir. O ideal é conseguir uma consistência de pasta.

Tempere o filé de frango da forma que preferir (por aqui uso limão, sal e alho) e grelhe até o ponto desejado.
Fatie o filé em tiras.

Agora é só montar: na taça, na cumbuca, em uma tábua…
Aqui mais dois testes que fiz de apresentação para e mesma receita.

 

 

 

 

 

Mini almôndegas com purê de abóbora

Carne moída pode ser só aquele almoço sem graça, mas também pode ser divertida e cheia de sabor se a gente caprichar nos temperos e ingredientes.
Nesta receita juntei a almôndega com um purê bem simples de Cabotiá, mas que você pode incrementar com outros ingredientes ou trocar por outros legumes como batata, mandioca, batata-salsa, etc.

A receita dessa almôndega que fez o maior sucesso na palestra é do meu amigo Erick, da A’doro Boutique de Carnes, onde compro a grande maioria dos cortes que preparo em casa.
Se mora em Uberlândia e estiver sem tempo pra fazer é só ligar lá que eles preparam pra você 😉
Se não mora por aqui ou quiser arriscar é simples, anota aí.

Ingredientes sugeridos:

Almôndega
– 20% maçã de peito
– 80% miolo do acém
– Cebola
– Manjericão, chimichurri e ervas provençal e pimenta de cheiro
– Sal

Purê
– Abóbora tipo Cabotiá
– Curry
– Alho
– Azeite
– Sal

 

Preparo:

Almôndegas
Misture as carnes moídas com todos os outros ingredientes, faça bolinhas um pouco menores do que uma bola de pingue-pongue. A idéia é comer em uma bocada só!
Em uma frigideira bem quente com um fio de azeite, grelhe as almôndegas até começar a dourar.
A dica aqui é não encher a frigideira para que a panela não esfrie a acabe juntando água. A idéia é grelhar, e não cozinhar as almôndegas. Faça de pouco em pouco se for grande a quantidade de bolinhas.

Purê
A várias formas de cozinhar a abóbora, aqui eu usei a mais pratica delas: lavo bem, corto e tiro apenas as sementes, aí cozinho em uma panela com sal e água fervente, inclusive com casca, até a polpa ficar bem mole. Com ela bem cozida é fácil de separar de casca.
Em um mixer ou processador, bata a polpa da abóbora com sal, azeite, alho e curry a gosto. Se ficar muito grosso acrescente água, volte para a panela em fogo baixo e misture bem só para uniformizar e aquecer.

Aí é só montar. Fiz nessa cerâmica comprida, mas você pode ser em pequenas cumbucas ou copinhos individuais, em espetinhos, ou em um panelão. Como preferir ou a ocasião mandar.

 

Bocados de doce de leite e queijo Canastra e farofa de paçoca

Aqui não tem receita, é o bom e velho doce de leite, uma fatia de queijo de qualidade e uma paçoquinha esfarelada por cima de tudo.
O que muda é como apresentar, e talvez uma variação de ingrediente, como trocar o doce de leite por goiabada, ou a paçoca por alguma castanha triturada.

Sobre o doce de leite sempre comento que não há nada com o custo x benefício melhor do que o feito na panela de pressão.
Ele é delicioso, não vai amido pra engrossar (o que acontece em muitas marcas mais acessíveis) e tem um ótimo valor.

Se você nunca fez, não tem segredo:
Coloque uma lata de Leite Moça na panela de pressão e cubra de água (minha avó fazia junto com o feijão).
Feche e espere pegar pressão, quando começar a “assoviar” conte 40 minutos.
Solte a pressão da panela e retire a lata com cuidado da água quente.
Aviso importante: só abra a lata quando tiver certeza de que o conteúdo esfriou.

Se é primeira vez que vai fazer a descrição pode fazer parecer complicado, mas é uma bobagem se você já tem intimidade com uma panela de pressão. Eu costumo fazer duas ou três latas de uma vez, que divertem a família por muito tempo 😉

Com os ingredientes em mãos é só montar.
Mais uma vez, deixe a sua imaginação trabalhar: copinhos, colheres, tacinhas, etc…
Aqui mais duas apresentações que testei no mesmo dia, uma delas com geléia de goiaba.

 

 

 

Mas acho sempre importante lembrar: não é porque o prato é simples que podemos descuidar dos ingredientes.
Pelo contrário, são nesses pratos que a qualidade de cada item faz a diferença.
Assim tento ser cada vez mais atencioso e crítico com os produtos que coloco na minha cozinha, lendo rótulos, diminuindo industrializados e optando pelos orgânicos quando possível. Sem frescura ou extremismos, mas com cada vez mais consciência.

No som vou sugerir uma playlist do Sabor Sonoro bem animadinha pra acompanhar sua jornada na cozinha 😉