Paris: Entradas
Uma coisa que achei bem legal nos restaurantes franceses foi o “Formule”, que são uma combinação de entrada + prato principal + sobremesa por um preço mais simpático e opções de sugestão do chef. É uma forma mais econômica de você desfrutar um bom restaurante. As entradas sempre ocuparam um lugar especial no meu coração e talvez por isso, foram os pratos que mais gostei nessa viagem.
Essas receitas de hoje foram as entradas que fizemos no nosso “cafofo em Paris”. Mesmo que você não encontre alcachofras gigantes na sua cidade, a maior parte desses ingredientes podem ser adaptados.
Alcachofra no limão siciliano
para 4 pessoas
Ingredientes
– 4 alcachofras
– 2 ramos de tomilho
– sal
– duas colheres de sopa azeite
– lascas da casca de 1 limão siciliano
– 1/2 xícara de vinho tinto
Preparo
Coloque as alcachofras em uma panela e cubra com água e todos os outros ingredientes. Tampe e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. O tempo de cozimento é muito relativo, porque cada alcachofra é de um tamanho, então pra ver se está pronto, você arranca uma das pétalas de baixo e raspe com os dentes a parte inferior, se estiver macia, está pronta. Retire as alcachofras e deixe o líquido reduzir mais um pouco, regue as alcachofras e sirva.
Queijo brie com castanhas e mel
para 4 pessoas
Ingredientes
– 1 rodela de queijo brie
– 1colher de sopa de avelãs
– 1 colher de sopa de nozes
– 1 colher de sopa de amêndoas
– 2 colheres de sopa de mel
Preparo
Coloque as castanhas sobre o queijo, despeje o mel por cima e leve ao forno alto por 10 minutos.
Brusqueta de tomates grelhados e camembert
Ingredientes
– 4 fatias de um bom pão
– 1 rodela de camembert
– 400g de tomate uva
– azeite de manjericão (ou o tradicional)
Preparo
Corte os tomatinhos ao meio e coloque-os com a parte cortada para baixo em uma panela anti-aderente, sem óleo. Deixe dourar bastante por uns 5 minutos em fogo alto, sem tocá-los. Regue com um fio de azeite e desligue. Corte fatias de camembert, disponha-os em cima do pão e leve ao forno para derreter. Retire do forno e coloque os tomatinhos grelhados por cima.
Tuile com figos e castanhas
Essa sobremesa é muito rápida. Eu usei tuiles comprados prontos, já que os de lá são maravilhosos. Mas se você não encontrar pode usar algum amanteigado ou mesmo preparar os seus próprios tuiles, a receita tá aqui.
Ingredientes
para 4 pessoas
– 4 figos
– 2 colheres de sopa de castanhas (usei avelãs e nozes)
– 16 tuiles
Preparo
Corte os figos em fatias finas, coloque sobre um tuile, um fio de mel e outro tuile fechando, como um sanduíche. Por cima coloque as castanhas e mais um fio de mel. Nesse caso eu usei também groselias pra enfeitar, mas você pode substituir por mirtilo, morango, framboesa, pitanga, uva, use a imaginação!
Pra acompanhar, Procol Harum, uma mistura de nostalgia melancólica e alegria de feriado chegando.
Eu estou encantada com essa foto da taça usada dessa maneira.Que foto linda,poética,encantadora!!
Essa família de magos,adoro o que vocês fazem,sempre me emocionam!!
beijos
Ah Milena, você que é sempre muito carinhosa conosco! Obrigado pelos elogios! 😉
Beijos
Marcel
Ai que maravilha, gente!!!! Merci!!!