ao forno, bolos, doces, eu que fiz, receitas

Panetone e minhas pazes com o fermento


Confesso que quase desisti de receitas que levam fermento, por algum motivo ele não gosta de mim e meus pães e bolos não ficam lá essas coisas (com exceção do Calzone que é muito bom).
Mas como sou um homem teimoso e o clima é de Natal, fui atrás de uma boa receita de Panetone. Acabei fazendo mais uma do La Cucinetta, que não tem erro, é só seguir direitinho que sempre funciona! Então Ana, me desculpe o quase total ctrl+c/ctrl+v no preparo… rsrs. Nos ingredientes, acrescentei figos, nozes e chocolate, e tirei as frutas cristalizadas.

No final das contas, a massa úmida e leve, além da possibilidade de poder fazer a combinação de frutas/ingredientes que você mais gosta vale demais o esforço. Experimente!

Ingredientes:
– 1/3 de xícara de água morna
– 50g de fermento biológico fresco (2 tabletes e meio)
– 1/4 xícara de açúcar orgânico claro
– 6 gemas de ovos orgânicos
– 1 colher (chá) de canela
– 2 colheres (sopa) de mel
– 1 colher (chá) de essência de baunilha
– casca ralada de 1 limão siciliano (usei de laranja na falta do limão)
– 1/2 colher (chá) de sal
– 180g de manteiga sem sal
– 2 1/2 xícara de farinha de trigo
– 1/2 xícara de nozes picadas
– 1/2 xícara de uvas passas
– 1/2 xícara de figos secos
– 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado grosseiramente

Preparo:
Em uma tigela, misture o fermento, a água quente e uma colher de sopa do açúcar e deixe quieto por 15 minutos, até espumar. Enquanto isso, bata com a batedeira ou fouet as gemas, o resto do açúcar, a baunilha, o sal e a casca ralada do limão, até que fique amarelo pálido e espesso. Junte essa mistura ao fermento espumado.

Derreta em fogo baixo numa frigideira (ou microondas) 160g da manteiga. Reserve.

Junte aos poucos a farinha à mistura de ovos, mexendo com uma colher de pau, até que você tenha usado 1 e 1/2 xíc. da farinha. Então junte a manteiga derretida, mexendo bem até que a massa a absorva toda. Só então volte a acrescentar farinha.
IMPORTANTE: a quantidade de farinha depende da umidade do ar e da marca usada. Vá acrescentando uma ou duas colheres por vez, até que você sinta que pode começar a mexer a massa com as mãos. Ela pode estar ainda um pouco grudenta. Enfarinhe um pouco a mesa, derrube a massa sobre ela e comece a sová-la. Faça isso, acrescentando mais farinha se necessário, por uns 10 minutos, até que a massa (que deve estar amarelo forte) fique lisa, elástica, não grude em suas mãos mas ainda deixe sua mão e a superfície oleosa. A massa precisa ficar úmida. Coloque-a dentro de uma tigela levemente untada com manteiga, cubra com um ou dois panos de prato e deixe em local quente e sem vento por 1 hora.

A massa terá crescido cerca de 2 vezes seu tamanho. Soque-a para tirar o ar, e volte-a à mesa, sovando só um pouquinho e então abrindo-a com os punhos em forma oval. Espalhe o figo, as nozes, o chocolate e as passas por cima, dobre a massa sobre si mesma e sove com cuidado, apenas o suficiente para misturar bem as frutas à massa. Forme uma bola, cubra com 2 panos de prato e deixe crescer por mais 30 minutos em local sem vento. Enquanto isso, pré-aqueça seu forno a 200ºC.

Unte com manteiga uma fôrma de bolo redonda ou de souflé (eu usei essa caneca da foto na falta de uma melhor, mas até que ficou bonitinho) de 15 cm e mais ou menos 8 cm de altura. Transfira cuidadosamente a massa para a fôrma, sem movimentos bruscos. Derreta os últimos 20g de manteiga e pincele a massa, reservando um pouco da manteiga. Asse por 10 minutos.

Abra a porta do forno e pincele novamente com o que restou da manteiga, e abaixe a temperatura para 180ºC, assando por mais 35 minutos ou até que doure. Desligue o forno e deixe o panetone lá dentro até que esfrie sozinho (1 hora, mais ou menos). Desenforme e sirva.

Em homenagem a minha mana e a essa bela receita milanesa, aí vai uma alegre musiquinha de Paolo Conte.

www.saborsonoro.com.br