carnes, eu que fiz, receitas

Pernil oriental


Bom, sinto que tenho que justificar meu “sumiço”, sempre tive como meta publicar dois posts por semana, mas ando longe de conseguir essa frequência.
Felizmente, os motivos são nobres: o ano começou com muito trabalho na agência e o tempo que sobra passo junto com a Carol e com o Luca, que está cada vez maior, mais esperto e mais bonito! 🙂

Mas como até a mãe dele está cobrando mais “movimento” neste blog, prometo voltar a ativa, mas estou afim de voltar a publicar outras coisas além de receitas, como fazia no começo do blog. Então as dicas de livros, sites, restaurantes e cia devem voltar a aparecer por aqui.

Então chega de conversa e vamos ao que interessa!
Essa receita é muito prática e costumo fazê-la quando o tempo é curto e a fome é muita.
Passo no sacolão, compro tudo picado e ralado, peço para o açougueiro cortar o pernil (ou filé, frango, etc) em pequenos cubos e pronto: uma janta saborosa e muito rápida.
O que dá um toque especial nessa receita é o Tandoori masala, uma mistura de especiarias que comprei pronta no mercado de SP e que é usado em um prato indiano, mas use o curry se você não conseguir achá-lo ou arrisque a prepará-lo como a Andréa do Aromas e Sabores ensina aqui. Garanto que vale a pena.

Ingredientes:
(minha sugestão é que você aumente ou diminua cada um deles de acordo com a sua preferência)
– 1/2 kg pernil picado em cubos
– 100g de vagem
– 100g de broto de feijão
– 6 folhas de acelga
– 1 cenoura ralada
– 1/2 pimentão vermelho fatiado
– 2 colheres (chá) de tandoori
– shoyo a gosto
– 1 cebola média picada
– azeite para refogar

Preparo:
Deixe os cubos de pernil marinando em um pouco de shoyo e no tandoori por uns 20 minutos. Na sequência refogue a cebola no azeite, acrescente o pernil e cozinhe até que ele fique no ponto.
Eu separo a folha dos talos da acelga, coloco o talo logo no começo do cozimento e finalizo com as folhas e com o broto de feijão.
Outra dica é sempre usar o fogo alto, para que não junte muita água, o ideal é que tudo fique mais para o grelhado do que para o cozido, o ideal é que tudo fique com uma consistência al dente, então não deixe cozinhar por muito tempo.
Vá acrescentando os vegetais, primeiro os que demoram mais pra cozinhar, Acrescente mais shoyo se perceber que falta sal na mistura.
Pra ficar mais oriental, sirva em cumbucas e coma com hashis, parece que até o sabor é diferente! 😉

E no som, vamos de Mutantes, essa banda que soube fazer misturas como ninguém.

www.saborsonoro.com.br