acompanhamentos, ao forno, receitas, vegetarianas, vegetariano

Legumes assados ou conserva de legumes

Existe um segredo que poucos conhecem: o de conseguir usar tudo que compra antes de vencer ou estragar. Eu infelizmente não sou um desses.

Acho que nada se compara aos primeiros meses de casado ou de “home alone”, onde você continua comprando como se morasse com um time de futebol inteiro, e lá se vão frutas, iogurtes e frios para o lixo.

Apesar de ter evoluído muito nos meus nove anos de casado, ainda perco muita coisa, e isso me deixa cada vez mais incomodado. Pra tentar acabar definitivamente com o desperdício, tenho tentado algumas estratégias bem simples:

 – Ir mais ao supermercado, mas comprar quantidades menores.
– Deixar os produtos mais perecíveis sempre à vista, para não correr o risco de esquecê-los no canto da despensa ou na gaveta da geladeira.
– Antes de sair de casa, dou uma olhada na geladeira para ver se consigo fazer alguma receita com o que tenho disponível, se preciso de algo para completar, compro a noite, antes de voltar.
– E claro, tentar ser criativo nas combinações, sempre vai existir uma receita para combinar o que temos em casa. 😉

E assim surgem sopas, geléias, aperitivos, recheios de pão…

Esses legumes assados nasceram deste desafio: tomatinhos muito maduros, berinjelas nos últimos dias, ervas já perdendo aquele verde bonito.

O resultado foi uma conserva deliciosa, com sabores bem concentrados. Perfeito para servir de entrada com uma torradinha.

Receita para conserva de legumes ou legumes assados

Ingredientes:
– 2 Berinjelas
– 200g de tomate cereja
– 1 pimentão vermelho
– 1 cebola roxa
– 2 dentes de alho
– 1 ramo de alecrim fresco
– 3 ramos de tomilho fresco
– azeite a gosto
– sal a gosto

Preparo:
Preaqueça o forno a 200º.
Corte os tomates ao meio, fatie o pimentão e o alho, corte a berinjela e a cebola em cubos.
Misture tudo com as ervas, sal e uma boa porção de azeite.
Distribua sobre uma forma grande, leve ao forno por 45/60 minutos. Desligue o forno e espere esfriar um pouco para retirar. Guarde em potes de vidro ou herméticos, complete com azeite e guarde na geladeira. Dura 15 dias tranquilamente.

No som, vamos na tranquilidade de José Gonzáles.

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅