caldos, entradas, receitas, vegetarianas

Creme de aspargos e gorgonzola

Esse tempinho mais fresco sempre me anima a fazer caldos, sopas e coisas do gênero. Minha terra é quente o ano todo então temos que aproveitar o curto inverno. 🙂
Aproveitei também um maço de aspargos que havia comprado na última visita ao supermercado pra fazer esse caldo que pode ser uma refeição mais leve ou uma entrada para um jantar bacana. É super fácil de fazer e tenho certeza que vai agradar muito quem gosta dos ingredientes. Vamos lá!

Ingredientes:
– 10 aspargos
– 2 batatas grandes
– 100g de gorgonzola
– 1/2 cebola
– 1 dente de alho moído
– 1 caldo de legumes (usei o liquido, de potinho)
– azeite a gosto
– sal a gosto
– tomilho pra decorar (opcional)

Preparo:
Descarte a parte mais dura da base dos aspargos. Separe também as pontas para usar na segunda etapa.
Pique o restante dos aspargos e coloque para cozinhar em água fervente junto com o alho, as batatas e a cebola picadas em cubinhos.
Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar até tudo ficar bem macio (15 a 20 minutos). Depois, processe com um mixer ou no liquidificador. Confira o ponto: se estiver ralo cozinhe até ficar cremoso, se estiver muito grosso acrescente um pouco de água. Corrija o sal e reserve.
Em outra panela pequena, cozinhe as pontas dos aspargos em água fervente com uma pitada de sal por 5 minutos. Escorra e reserve.
Para servir, faça como na foto: em cada prato, xícara ou cumbuca, coloque o caldo, salpique o Gorgonzola picado e coloque uma ponta do aspargo e decore com o tomilho. Bom apetite!

A Flavia do Gulab fez um comentário no último post dizendo que imaginou a receita harmonizando com a Gal. Aí me toquei que nos 3 anos do blog nunca sugeri uma das vozes mais fantásticas da música brasileira. Corrijo esse pecado com um dueto de peso e uma musica do Tom Jobim que gosto muito. Flávia, valeu pela dica. 😉

www.saborsonoro.com.br