prato único, receitas, risotos, vegetarianas

Um risoto diferente: Cevadinha, Brie e Brócolis

Fico feliz toda vez que penso em quantos ingredientes, receitas e combinações ainda terei a oportunidade de conhecer. É bom saber que o universo da gastronomia é ilimitado, e que basta um pouco de curiosidade e disposição para experimentar algo novo sempre.
Importante também é não ter preconceitos e abrir a cabeça para novos sabores, sei que muitas pessoas têm restrições alimentares, alergias ou já insistiram muito em algum ingrediente e realmente não gostam (nessa lista quase sempre aparece fígado, jiló, quiabo, coentro, etc…), mas cuidado com o “não gostar” sem experimentar, você pode estar deixando de provar o seu próximo prato preferido. 😉

Minha surpresa dos últimos dias foi a Cevadinha, grão integral derivado da Cevada, lembra o trigo e funciona muito bem nas saladas, sopas e pode também ser um substituto do arroz para fazer um delicioso risoto “alternativo”, com a vantagem de ser uma excelente fonte de fibras, ferro e cálcio.
Você pode encontrá-la em casas de produtos naturais, ou em bons supermercados na mesma seção dos outros grãos.

O preparo é muito fácil: fiz como se fosse um arroz convencional. Ela precisa de mais tempo de cozimento, então fique atento, o ideal é servi-la “al dente”.
Não preciso falar que a sua criatividade é que manda, as combinações são infinitas, aqui vai a minha primeira experiência, que modéstia a parte, ficou muito boa!

Ingredientes:
(serve em média 6 pessoas)
– 250g de cevada
– 2 xícaras (chá) de brócolis picados
– 150g de queijo Brie
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 1 potinho de caldo de legumes
– Sal, azeite e pimenta do reino a gosto

Preparo: 
Refogue o brócolis picado com um fio de azeite por 3 minutos, reserve.
Dilua o caldo de legumes em um litro de água, leve ao fogo até ferver, depois mantenha em fogo baixo.
Em outra panela, refogue a cebola picada em um fio de azeite, assim que dourar, acrescente o alho bem picado e a cevadinha. Acrescente metade do caldo, mexa e abaixe o fogo.
Agora é acompanhar: depois de 15 minutos prove o ponto do grão. Se for necessário acrescente mais água. Eu levei aproximadamente 25 minutos para chegar ao ponto ideal.
Antes de desligar acrescente o brócolis refogado e 100g de Brie picados (reserve o restante para decorar o prato) desligue assim que o queijo começar a derreter.
Sirva imediatamente, finalize com um fio de azeite, pequenas fatias de Brie e uma pitada de pimenta do reino moída na hora.


Esse prato foi feito em um desses domingos de vibe super boa: sol, família reunida e comida boa. Aí lembrei da versão de Obla di obla da com esses figuras aí, divertidíssimo!

www.saborsonoro.com.br