alice, ao forno, entradas, lanches, pequenas porções, vegetarianas

Na Cozinha da Alice # 7 – Bruschetta de cogumelos

 Pra mim, bruschetta é sempre uma escolha feliz quando se quer uma coisa fácil, gostosa e que agrade a todo mundo. Além disso, sempre me traz boas recordações da Itália, já que é uma delícia típica nacional, normalmente acompanhada de ingredientes simples e saborosíssimos. A mais comum leva tomate, manjericão e azeite. Una favola! Mas algumas bruschetterias italianas criaram versões que vão da mozzarella ao sofisticado (e caríssimo!) creme trufado. Na verdade, acho a bruschetta tão querida, que pra ter sucesso basta um bom pão e criatividade.


Existe um restaurante aqui com nome de doceria, mas além de incríveis pratos salgados, tem uma bruschetta que deixa a gente virando os olhinhos. Tentei reproduzir essa receita em casa. Tem tantos ingredientes gostosos, que é impossível dar errado!

Ingredientes

– 200 g champignon
– 200g shimeji
– 150 g emental (ou qualquer queijo “doce”)
– 3 ciabatas
– 1 ou 2 dentes de alho
– sal e azeite

Preparo

Refogue os dentes de alho picadinhos no azeite e quando estiverem dourados, acrescente os cogumelos fatiados e tempere. Corte as ciabatas ao meio. Quando os cogumelos estiverem numa consistência macia, mais ainda “al dente”e tiverem mudado de cor, desligue o fogo e espalhe por cima das fatias de ciabata. Rale o queijo e cubra os cogumelos, um fio de azeite por cima e…. ecco fatto! Tudo ao forno alto para dourar, ficar crocante e derreter esse queijo todo!

Pra acompanhar indico Meg, uma italiana que adoro numa versão de uma música de Toquinho e Vinicius – Senza Paura.

www.saborsonoro.com.br