alice, doces, geléia, receitas

Na cozinha da Alice #11 – Geleia de cereja e espumante

Minha geleia de “achados e perdidos”

Há algum tempo planejo fazer uma receita que vi em uma revista e por anos passeia na minha lista de sonhos. Mas nunca acontece! Espero o Natal e Ano Novo para usar os ingredientes tão específicos dessa época… mas sempre tem uma coisinha que me impede. Estou falando de uma gelatina vegetariana de ágar e frutas.

Esse ano não foi diferente. Lá estavam na panela as cerejas picadinhas, deslumbrantes, boiando no espumante… lindas, esperando o principal, o ágar, que simplesmente desapareceu. Na minha casa existe um portal por onde as coisas saem pra passear. Um portal que une Matchu Pitchu, São Tomé das Letras e o Triângulo das Bermudas. Por isso não é estranho que, quando uma coisa some, meu marido diga: “Foram os gnomos”. E com cara de normalidade, diz: “Fica calma, logo logo aparece de novo”. Gnomos benditos!
Enfim, com aqueles ingredientes lindos na panela e nenhuma paciência para esperar o gnomo voltar, coloquei um pouco de açúcar e… surpresa! Virou uma geleia dos deuses!
Então, para quem quer repetir esse “achado”, segue a receita:

Ingredientes
– 600g cerejas frescas lavadas e sem caroço
– 300ml de espumante
– 3 colheres de sopa de açúcar

Preparo
Bata todos os ingredientes no mixer ou liquidificador. Coloque tudo em uma panela funda, fogo baixo e vá mexendo de vez em quando até engrossar, que em média demora uns 30 minutos. É importante usar uma panela funda pois a mistura sobe quando ferve, e quando está secando espirra gotinhas de cereja por todo seu fogão! Mas vale muito a pena, ok? Rende aproximadamente 250g.

Para emoldurar um momento “doçura”: um pote de geleia de cerejas e espumante, biscoitinhos amanteigados, lendo Mil dias em Veneza e ouvindo Carla Bruni – L’Amour

Ahhh… para quem ficou curioso, aqui está um final feliz. Uma semana depois do acontecido, finalmente achei o ágar dentro de uma caixa de macarrão. E viva São Longuinho!

www.saborsonoro.com.br