doces, entradas, frutos do mar, jantar, receitas, sobremesas

Um jantar especial

Quem gosta de cozinhar sabe do que eu estou falando: você conhece várias pessoas com a mesma afinidade pelo fogão e quando as encontra sempre fala algo tipo “precisamos preparar um rango juntos”, e na correria esse encontro fica sempre pra outro dia.

Felizmente na sexta passada conseguimos finalmente sair da conversa e fizemos um jantar a seis mãos. Meu desafio foi cozinhar com dois feras, o Marco e o Victor, primos e proprietários de dois restaurantes muito bacanas aqui de Uberlândia.

O Victor ficou com a entrada: Purê de Mandioquinha e Lagostim com Mangosalsa. O purê muito cremoso foi a base perfeita para o lagostim feito na manteiga. Fui apresentado para o tal do Mangosalsa neste dia e só não pedi pra comer um prato só dele porque fiquei com vergonha.

Eu fiz um Ossobuco acompanhado de massa com pesto, prato que já publiquei por aqui e foi sugerido pela Élida, mãe do Marco, a grande incentivadora deste encontro e que nos recebeu tão bem.
Gosto muito desta combinação e acho que o prato ficou saboroso e a carne bem macia. Mas como cozinhei muito a carne ela se desmanchou um pouco, então ele não ficou nada parecido com o da foto, mas como a turma é muito educada no final todos elogiaram..rs

O Marco fechou o jantar com chave de ouro servindo um Crème Bruleé super leve e com aquela casquinha doce e crocante. Pode não ser fácil achar as favas de baunilha, mas é impressionante a diferença que ela faz no sabor quando comparada às essências que usamos normalmente. Além disso fez um “recheio” de morango e também de Nutella que fez toda diferença.

Purê de Mandioquinha e Lagostim com Mangosalsa
Rende 10 porções individuais.

Ingredientes:
Purê:
– 2Kg Mandioquinha (batata salsa)
– 1 caixinha de Creme de Leite
– Sal e Pimenta a gosto

Lagostim:
– 1Kg Lagostim (+/- 20 un)
– 03 Limões Sicilianos
– 03 colheres sopa de Manteiga
– Sal e Pimenta a gosto

Mangosalsa:
– 1/2 Manga “de vez”
– 10 folhas de Hortelã
– 1 Pimenta Dedo de Moça

Modo de Preparo:
Em uma vasilha, despeje os lagostins e esprema dois limões sicilianos por cima, um pouco de sal e pimenta e deixe marinando.
Lave, descasque e pique a mandioquinha em rodelas. Coloque para cozinhar em água fervente. Com a água fervendo, adicione um pouco de sal. Deixe cozinhar até que as mandioquinhas tenham uma boa textura para espremer. Escorra a água, e com a ajuda de um espremedor (ou se preferir uma batedeira) faça um purê. Adicione o creme de leite para dar cremosidade e acerte o sal e a pimenta.

Com ajuda de uma tesoura, tire a casca dos lagostins, cortando ela no meio (por cima e por baixo). Aqueça uma frigideira, adicione 01 colher de manteiga e coloque os lagostins para grelhar por cerca de 4min, adicione as 02 colheres de manteiga que restaram e deixe mais um minuto para que pegue gosto. Retire os lagostins e na manteiga quente, adicione o suco de 01 limão siciliano.
Pique em cubos bem pequenos a manga, o hortelã e a pimenta dedo de moça sem sementes. Misture tudo e reserve.
Para montagem, coloque 01 colher do purê no prato, coloque 02 lagostins por cima do purê, e derrame uma colher da manteiga com limão que ficou na panela. Por cima de tudo, coloque meia colher da mangosalsa (se gostar muito, coloque a vontade).




Crème Bruleé

Ingredientes:
– 1/2 litro de leite
– 1/2 litro de creme de leite
– 1 fava de baunilha
– 200 ml de gemas peneiradas 
– 100g de açúcar refinado peneirado
– Açúcar refinado a gosto para flambar

Preparo:
Bata as gemas e o açúcar na batedeira ou com um fouet até conseguir um creme claro. Reserve. 

Abra a fava de baunilha e raspe suas sementes com a ajuda de uma faca (não jogue a fava fora, coloque-a em um pote junto com açúcar para aromatizá-lo).

Misture o leite, o creme de leite e as sementes de baunilha. Aqueça a mistura em fogo baixo, mexendo sempre, desligue antes de começar a ferver. 

Acrescente uma concha de creme à mistura de gemas e açúcar, misture e depois acrescente o resto do creme a mistura. Leve ao fogo baixo novamente e misture até engrossar, dilua 2 colheres de maizena em um pouco de leite e acrescente lentamente no creme que está no fogo. Misture até ficar mais consistente, sem deixar ferver. Quando estiver no ponto, retire e bata no liquidificador. Divida nas forminhas e leve para a geladeira até firmar. Antes de servir coloque açúcar por cima e flambe com o maçarico.

Obs: o Marco colocou Nutella em algumas forminhas e Morango em calda em outras antes de colocar o Creme. 



www.saborsonoro.com.br