arroz, coco, grelhados, palmito, peixes, receitas, tilápia, verão

Tilápia grelhada com arroz de coco e palmito

Olá, pessoal!

Depois de alguns dias sumido estou de volta. Gerenciar a correria de fim de ano na agência (sim, o ano já está acabando de novo), a família e os filhotes em casa e essa outra cria virtual aqui não está fácil.

Ando até cozinhando bastante, o difícil é pensar em pratos diferentes que mereçam ser compartilhados, anotar receita, fazer uma foto decente, escrever post… Parece mais simples do que é de fato.


Mas vamos parar com as desculpas e ir ao que interessa: comida!

Dia desses minha amiga-super-jornalista-roqueira Adreana Oliveira, me pediu para fazer uma receita para publicar no Jornal Correio. O desafio foi pensar em um prato de um dia para o outro no meio do furacão que estou por aqui.
Lembrei de um jantar para amigos que fiz em dupla com o José Neto, do Passaporte da Fome; onde preparei esse mesmo arroz e ele fez um delicioso frango ao molho de mostarda.

Nesta receita, o que acompanha o arroz é uma tilápia grelhada: peixe leve, saboroso e acessível que faço com muita frequência em casa.

Se quiser ver a matéria na íntegra é só clicar aqui. Tem até um vídeo onde fica clara toda a minha afinidade com a câmera.

Obrigado, Adreana, Thiago, Marcos e toda equipe do Jornal Correio de Uberlândia pela espaço!

Tilápia com arroz de coco e palmito

Ingredientes:
(serve 4 pessoas)

Arroz
– 1 xícara de chá de arroz (para porções pequenas)
– 1 cebolada picada em cubos
– 1 dente de alho bem picado ou amassado
– 250g de palmito picado em cubos, já drenado (um pote de +- 500g)
– 1 garrafa pequena de leite de coco
– sal a gosto
– azeite a gosto

Tilápia
– 4 filés de +- 250g
– suco de 1 limão grande (usei Siciliano)
– sal a gosto
– pimenta do reino a gosto
– azeite a gosto

Preparo
Arroz
Prepare sua receita de sempre do arroz branco. Assim que ele ficar cozido mais ainda firme (al dente) acrescente o leite de coco e o palmito. Misture bem, corrija o sal se necessário, desligue o fogo e reserve.

Tilápia
Tempere o peixe com o sal, pimenta do reino e o suco do limão, regue com um fio de azeite.
Em uma frigideira antiaderente grelhe os filés. Como eu gosto de peixe pouco cozido deixo por dois minutos em fogo alto de cada lado e pronto.

Agora é só montar. Usei folhas novas (pode usar rúcula, agrião, coentro) e pimenta dedo de moça fatiada para decorar. Bom apetite!

E como fiz esse prato pensando nesse calor que está por aqui, um clipe com muita água pra refrescar com Vivendo do Ócio.
https://

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅