alice, aperitivos, entradas, italiana, receitas, vegetarianas, vegetariano

Na cozinha da Alice # 20 – Antipasti, aperitivos ou entradas

Tenho uma novidade muito especial pra contar. A cozinha da Alice está crescendo a cada dia, quase como um delicioso pão fermentando e agora acabou de sair do forno o nosso site! Além dos eventos, nossos jantares e brunchs, estamos produzindo delícias pra levar pra casa. Dá uma olhada lá!

Bom, allora parilamo di cibo! Vamos falar de comida!
Em italiano “antipasto” significa antes da refeição. Pra eles, nenhuma refeição de verdade pode começar sem ela. Seria uma espécie de preliminar para preparar seu paladar pra todas as alegrias que vem depois.


Uma entrada é sempre um jeito charmoso de começar algum jantar, e muitas vezes, prepará-los é mais fácil do que a gente imagina. Também pode ser um aperitivo muito bacana, mesmo numa festa mais descontraída.

Você pode fazer um simples mix de queijos, conservas e azeitonas, ou algo mais “gourmet” que faz a gente nem querer chegar ao prato principal.
Essas receitas vem do Petiscos com chorinho, aquele evento que já mencionei aqui.

Barca de endívias e creme de gorgonzola

Receita inspirada no livro A Grande Cozinha – Aperitivos e Entradas da Abril Coleções

Ingredientes

– 2 maços de endívia
– 300g de gorgonzola
– 200g creme de leite

Preparo

Separe as folhas da endívia, lave-as e deixe secar. Em um processador bata o gorgonzola com 100g do creme de leite, e vá acrescentando o resto aos poucos, a consistência deve ser a de um requeijão grosso. Se ficar muito duro, acrescente mais creme de leite. Coloque esse creme em um saquinho de plástico limpo, faça um furo em um dos cantos e distribua dentro das folhas de endívia. Se você tiver um saco para confeitar, também vale.

Tapenade de azeitonas

Receita inspirada no livro Comidinhas Vegetarianas da Publifolha

Ingredientes

– 3 xícaras de azeitona (usei azapa e verde)
– 3 colheres sopa de azeite
– 2 colheres suco de limão
– 1 dente de alho
– tomilho fresco
– sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Bata todos os ingredientes em um processador. Pode ser servido com pão, torradas e bolachas, ou mesmo virar um delicioso molho pra salada de macarrão.

Para acompanhar, uma loucura bem boa:

www.saborsonoro.com.br